No cenário atual, o ano de 2021 não poderia estar se mostrando mais favorável ao crescimento da TV aberta
11/02/2021Com a vacinação iniciando no Brasil, pode-se fazer um balanço de como as Televisões Abertas se comportaram e como estão no cenário atual, num momento que podemos dizer “pós- pandemia”. Quando escrevo, gosto sempre de dividir em partes, para ficar mais compreensível os assuntos. Então, vou separar quanto à importância, problemas e cenário atual.
A TV Aberta, foi sem dúvida o grande meio de informação nesta Pandemia. Trouxe informações com credibilidade, informando com dados corretos e com profissionais qualificados, nas mais diversas areas da saúde. Com isso, fez a grande massa criar um senso comum, quanto as medidas sanitárias e sociais. E evitando assim que o nosso país tivese um desastre ainda maior. Diversas pesquisas mostraram, que a TV foi um dos meios mais confiáveis durante a pandemia. E nelas também mostram a falta de confiabilidade, que as plataformas digitais tem com a população.
Esta falta de credibilidade e nos algoritmos das mídias digitais, chega em um dos grandes problemas durante a pandemia que é a DESINFORMAÇÃO, esta sim mata e deve ser combatida. Desinformação que também foi usada contra os meios tradicionais, porém foram abafadas com a credibilidade e a conduta que estes meios mostraram durante o ultimo ano. Mostra disso são os fatos que discorrerei nesta ultima parte deste artigo. O cenário atual, o ano de 2021 não poderia estar mostrando mais favorável ao crescimento da TV aberta. Tanto em faturamento, relevância e audiência.
Um exemplo de faturamento, foi o BBB deste ano, que atingiu o maior faturamento da sua história, chegando na marca de 530 milhões de reais. Falando de relevância, tem-se um levantamento do Ibope, ao qual de todos os tweets relacionados à vídeo em 2020, 90% estão vinculados a TV Aberta. Mostrando assim que, mesmo que todas as plataformas de streaming, o senso comum entre as pessoas continua mais forte com a Televisão. E por fim, a Audiência se mostra cada vez mais em alta na TV, alem de todos os realities, um bom exemplo foi a final do Libertadores no SBT, que teve a maior audiência dos últimos 17 anos do canal, sendo em algumas praças a maior da história, como em Florianópolis.
om isso, podemos concordar com Newton Cannito, que em sua tese em 2009, discorre que com advento da internet, a TV Aberta se torna ainda mais Televisão, e quanto mais o tempo passa, se os radiodifusores souberem utilizar as plataformas digitais a seu favor, seus filhos e netos não irão presenciar, a tão falada “Morte da TV Aberta”.
Roberto Dimas do Amaral é vice-presidente de
produto do Grupo SCC e vice-presidente de Inovação e Competitividade
Repórter: Acontecendo Aqui