Duas emissoras vão iniciar suas transmissões em eFM a partir de maio. Estruturas já estão prontas
27/04/2021A Rádio Capital, em entrevista na sexta (24) com Vinícius Oliveira Caram, superintendente de outorga da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), confirmou que irá iniciar os seus trabalhos no dial FM a partir do dia 5 de maio. A frequência que será utilizada pela estação será a 77.5 FM e a estrutura de transmissão já está pronta, visível para quem transita pela Avenida Bernardino de Campos, na altura do viaduto da 23 de Maio e da estação Paraíso do metrô. Os quatro elementos destinados à transmissão da Rádio Capital em 77.5 FM estão na mesma estrutura onde funciona o link de comunicação entre a sede da rádio e a torre da 1040 AM.
Já a Rádio Cultura Brasil, ligada à Fundação Padre Anchieta, não anunciou a data em que iniciará a transmissão em FM, mas a expectativa é de que também seja na primeira quinzena de maio. A estrutura, localizada na região do Sumaré, já está pronta. Em contato com o tudoradio.com, representantes da emissora afirmaram que a frequência destinada para a Cultura Brasil será 77.9 FM. Ou seja, as duas primeiras migrantes AM-FM no dial estendido serão "vizinhas de sintonia".
Segundo o que apurou o tudoradio.com, essas transmissões a partir de maio serão em caráter científico, inaugurando a nova faixa. São transmissões em menor potência do que será na autorização definitiva. E a tendência é de que as demais estações migrantes AM-FM já sejam ativadas através de suas estruturas definitivas, de alta potência.
A primeira transmissão oficial em eFM foi realizada em 2014, na sintonia 84.7 FM. Na ocasião, que foi 1 ano após a assinatura que marcou o inicio do processo de migração AM-FM no país, foi repetido em São Paulo o sinal da Jovem Pan News AM 620. Na última consulta pública o canal 84.7 FM foi destinado à migração AM-FM de Guarulhos.
Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país.
Repórter: Tudoradio.com