12 passos para lançar um blog de sucesso para sua emissora

Um blog bem conduzido é uma ferramenta de grande potencial para ajudar seu veículo a ganhar autoridade e visibilidade

07/07/2021

As emissoras podem reunir todas as suas ferramentas digitais em uma estratégia de geração de rendimento chamado Marketing de Conteúdo. Esse marketing envolve a criação de conteúdo online e, conduz tráfego através da mídia social, mecanismos de pesquisa e as ondas de rádio da emissora. Assim que os visitantes acessam o site da sua emissora, você os incentiva a objetivos, como inscrever-se na sua lista de e-mail, ou se registrar em um evento.


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No centro da estratégia de marketing de conteúdo, é claro, está o conteúdo e o blog onde ele reside. O primeiro passo na estratégia de qualquer emissora é criar um blog e obter o hábito de produzir consistentemente conteúdo de alta qualidade. Este guia mostrará como.

Acesse o guia completo e original aqui.



(Crédito: Unsplash - https://unsplash.com/photos/Hcfwew744z4)


1- Crie uma seção de blog para o seu site


Primeiro, você precisará de um blog no site da sua emissora. O blog é um pouco diferente do suas páginas da web normais. A maioria das páginas do seu site são estáticas. Em outras palavras, eles não mudam muito, na maioria das vezes. Mas o blog foi projetado para ser constantemente atualizado com novos conteúdos. Para fazer isso, você precisa de uma plataforma projetada especificamente para ser um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS).

Aqui estão os recursos que você deseja em seu blog:

• O conteúdo pode ser colocado em diferentes categorias;

• O conteúdo pode ser marcado com termos diferentes;

• As entradas do blog exibem o nome do autor e a data de publicação;

• As entradas de blog têm botões de compartilhamento para redes sociais que tornam mais fácil para as pessoas compartilharem o conteúdo;

• As entradas de blog podem ser facilmente otimizadas para mecanismos de pesquisa como o Google;

• O blog pode ser configurado para um processo editorial envolvendo várias pessoas em diferentes papéis, como escritor e editor;

• O blog deve ser pesquisável para que as pessoas possam encontrar o conteúdo que desejam.


Se o site da sua emissora ainda não tiver um blog, recomendamos que você use um blog Wordpress auto-hospedado. Wordpress é uma plataforma poderosa. É projetado para conteúdo de gestão, o que o torna uma escolha ideal para meios de comunicação. É open source, o que significa que você pode construir um site de forma barata. E é amplamente utilizado - mais de 25% do mundo sites são construídos em Wordpress. Você pode criar seu site inteiro no Wordpress ou crie uma subpasta em seu site, como wkrp.com/blog/, onde reside o seu blog.


Dica: Não use softwares que hospedam seu blog em outro lugar que não seja o seu próprio domínio, como Blogger ou Wordpress.com (que é diferente de um site Wordpress auto-hospedado). Esses sites não oferecem controle total sobre todos os aspectos do blog.


2- Visualize seu público

Assim que tiver a estrutura técnica para seu blog, volte sua atenção para os leitores. Desenhar personas para membros típicos do público pode ajudá-lo a determinar quais os conteúdos serão de maior interesse deles. 

Desenhe pelo menos quatro personas para representar segmentos de seu público. Aqui estão alguns características que você pode querer atribuir a cada um:

• Idade

• Gênero

• Onde moram

• Estado civil

• Número de filhos

• Tipo de trabalho

• Hobbies

• Rendimento anual

• Gostos musicais

• Lealdade às equipes esportivas

• Tendências políticas

• Outros interesses



3- Escreve as diretrizes de conteúdo

Com o seu público em mente, escreva uma lista de diretrizes de conteúdo para estabelecer uma visão compartilhada para os escritores que contribuirão para o blog. Essas diretrizes devem delinear quais tópicos o blog cobrirá, mas também como cobrirá.

Algumas questões a serem consideradas:

• Quais tópicos seu blog irá cobrir? (música, esportes, eventos locais, cultura pop, paternidade, etc.)

• Quais tópicos o blog evitará? (política, religiões, críticas negativas, etc.)

• Qual será a proporção de tópicos? (50% música, 25% esportes etc.)

• Existe um tamanho mínimo ou máximo para as postagens?

• Os posts do blog devem usar um tom consistente? (positivo, sarcástico, etc.)

• Como o texto deve ser formatado? (pontuação, endereços, abreviações, etc.)

• Como os links devem ser incorporados?


Certifique-se de todas as pessoas que estão contribuindo para o seu blog tenham acesso e tenham revisado essas diretrizes.


4- Estabeleça um processo editorial


Em seguida, estabeleça um fluxo de trabalho para o blog. Comece definindo as diferentes funções necessárias para produzir. Por exemplo, é sempre uma boa ideia ter uma segunda pessoa para revisar as postagens do blog antes de ser publicado, não apenas para verificar erros ortográficos e gramaticais, mas também para garantir que o conteúdo atende às diretrizes editoriais. Se você quiser um segundo par de olhos para olhar para cada postagem do blog antes de ir ao ar, você pode estabelecer funções separadas para escritores e editores.

Faça uma lista de expectativas para cada função. Algumas questões a serem consideradas:

• Quem é responsável por cada tarefa?

• Qual é o tempo de resposta esperado?

• Como as pessoas devem se comunicar sobre a situação dos posts de blog?

• Se alguém tiver uma pergunta, a quem deve recorrer?


Se você estiver usando o Wordpress como a plataforma,  ele permite que postagens de blog sejam salvas com status diferentes: Rascunho, Pendente, Publicado e Programado. Isso pode ser muito útil quando for projetar seu processo editorial. Por exemplo, uma postagem de blog salva como um “rascunho” pode ser um

trabalho em andamento, o qual deve ser visto apenas pelo autor, enquanto uma postagem de blog salva como “Pendente” pode estar pronto para revisão do editor. Use esses diferentes status como uma forma de se comunicar entre as diferentes pessoas que estão trabalhando no blog.


5- Desenvolva uma lista de possíveis tópicos


Não há nada pior do que ser designado para escrever um blog post e não saber o que escrever. Ajude seus blogueiros criando uma lista de fórmulas prontas para serem usadas para criar conteúdo. Claro que eles também podem escrever sobre outros tópicos se estiverem inspirados, mas a lista de reserva pode evitar o bloqueio do escritor.

Aqui estão algumas ideias:


Análise do álbuns

Novas músicas

Prévias de show

Recapitulação de shows 

O que fazer neste fim de semana

• Preview de filme

Análise de filme

Recapitulação do programa de TV

Antevisão Esportiva

Revisão de esportes

Perguntas e respostas com artistas locais

Ideias para férias

Tópicos de cultura pop

Lista de eventos atuais

Listas musicais

Análise de games

Grandes causas

Coluna de conselhos


6- Implementar um calendário de conteúdo 


Um calendário de conteúdo é uma planilha que mapeia todas as próximas postagens a serem publicadas. Quando você está trabalhando com um blog que envolve vários autores, é útil manter todas essas informações em um único documento, onde todos possam vê-las. Este documento descreve o autor, a data de entrega e o status de cada postagem do blog.


7- Defina metas alcançáveis


Se você definir metas muito altas para o blog da sua emissora, corre o risco de perdê-las e desanimar a equipe. É melhor definir a meta baixa no início e aumentá-la lentamente, à medida que ultrapassa-as. Por exemplo, comece pedindo a cada um dos colaboradores do seu blog para escrever uma postagem para blog por semana. Quando eles forem capazes de fazer isso de forma consistente, mire em dois, depois em três e depois em mais. Uma vez que vocês tenham alcançado a frequência desejada, então volte sua atenção para a qualidade dos posts do blog. Permita que sua equipe crie a produção do blog lentamente ao longo do tempo, e você aumentará suas chances de sucesso.


8- Configure seu Analytics


Avalie o desempenho do seu blog para ver qual conteúdo está produzindo

resultados e onde há espaço para melhorias. Existem muitos serviços de análise disponíveis para ajudá-lo. Recomendamos começar com Google Analytics e, em seguida, complementá-lo com serviços adicionais se você sentir necessidade.


Existem várias métricas importantes que você deseja acompanhar, incluindo:


• Total de visitantes: quantas pessoas visitaram o site?

• Total de visualizações de página: quantas páginas diferentes foram visualizadas?

• Fontes de tráfego: de onde as pessoas vêm para o site?

• Páginas principais: em quais entradas de blog as pessoas estão mais interessadas?

• Taxa de rejeição: as pessoas estão deixando o site sem visitar uma segunda página?

• Taxa de conversão: as pessoas que estão cumprindo as metas (inscrição de e-mail, clique no anúncio, etc.) quando eles vêm ao site?



9- Adote uma estratégia para mídias sociais

Seja proativo ao compartilhar o conteúdo do seu blog nas redes sociais. Não basta postar um link; precisa se envolver ativamente. Para direcionar muito tráfego de volta para a postagem do blog em seu site, você deseja que as pessoas não apenas cliquem no link, mas também compartilhem o link com seus seguidores. É assim que os posts do blog se tornam virais. 


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10- Otimize os mecanismos de busca


Você quer que as pessoas encontrem seus posts quando conduzem pesquisas em sites como Google, Yahoo! e Bing. Procure pela otimização do mecanismo, ou SEO. É a arte de obter seu site listado no topo de forma orgânica, sendo resultado de pesquisa desses sites. SEO pode ser complicado - você pode contratar uma equipe de pessoas para otimizar seu blog - mas existem algumas diretrizes básicas

que você pode seguir para melhorar suas classificações:


• Inclua os principais termos de pesquisa (“palavras-chave”) no título da postagem

• Inclua palavras-chave, separadas por hífens, no URL da postagem

• Inclua pelo menos um link externo (um link para outro site) em cada postagem do blog

• Inclua pelo menos um link interno (um link para outra página do seu site) em cada

postagem do blog

• Inclua uma imagem em cada postagem do blog

• Certifique-se de que a imagem tenha o título, o texto alternativo e as tags de descrição adequados


Quanto mais você postar artigos em blogs, mais tráfego você verá dos mecanismos de pesquisa. Publicar com uma frequência consistente é importante. Eventualmente, 

faça pelo menos três postagens de blog todos os dias para gerar tráfego considerável de mecanismos de pesquisa.


11- Promova o blog ao vivo


Não se esqueça de usar as ondas de rádio de sua emissora para promover suas postagens de blog no ar. Configure URLs - URLs curtos e fáceis de lembrar, como wkrp.com/festival - para postagens de blog populares, é fácil para o comunicador falar sobre eles e o público se lembrar deles. Use uma mistura de elementos ao vivo e produzidos para direcionar o tráfego para o blog.


12- Faça reuniões semanais para traçar estratégias digitais 


O passo final - e talvez o mais importante - para lançar um blog de sucesso é conduzir uma reunião semanal de estratégias digitais. O objetivo desta reunião é revisar o desempenho dos posts do blog da semana passada e planejar o conteúdo para a próxima semana.


Comece a reunião revisando seus relatórios do Google Analytics, bem como quaisquer outras métricas que você possui (do seu provedor de serviços de e-mail, ferramenta de gerenciamento de mídia social, análise de aplicativos, etc.). Procure padrões que possam orientar futuras decisões editoriais:


• Quais tópicos atraíram mais tráfego?

• Quais formas de conteúdo (listas, resenhas, vídeos etc.) tiveram o melhor desempenho?

• Certos tipos de conteúdo tiveram melhor desempenho em algumas redes sociais do que em outras?

• Certos tipos de conteúdo geraram mais conversões de metas do que outros?


Depois de revisar o desempenho, volte para a semana seguinte. Use o seu calendário de conteúdo para atribuir artigos de blog para cada escritor.


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Para finalizar, construir um blog de sucesso leva meses. Não espere ficar perfeito na primeira tentativa. Dê espaço para sua equipe errar e a oportunidade de aprender com esses erros. Com o tempo, você verá seu blog se torna o centro de sua estratégia de marketing de conteúdo.

Repórter: Jacobs Media Strategies

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