Desenvolver um programa de podcast requer esboçar alguns detalhes para entregar um conteúdo relevante ao seu público
09/07/2021(Crédito: Unsplash - unsplash.com)
Da nossa série sobre Podcast, hoje vamos falar sobre como desenvolver um conceito, abordar tópicos e analisar o melhor formato para realizar o seu podcast. Lembrando que, esse tipo de formato de áudio está cada vez mais popular no Brasil, a cada ano, mais e mais pessoas escutam podcasts. Em 2018, 23% dos entrevistados relataram ouvir podcast semanalmente ou mais frequentemente, no Techsurvey.
Se você perdeu o primeiro, acesse aqui: Podcast: o que eu preciso saber para começar um?
Um fator interessante é a variedade de assuntos e formatos que você pode abordar em um podcast, mas qual faz mais sentido para ti, sua emissora ou empresa? Vamos descobrir agora!
Você pode acessar o guia completo e original aqui.
Desenvolvendo um conceito de programa
Quando você estiver pronto para desenvolver um conceito de programa, aqui estão alguns fatores a serem considerados:
O apresentador: encontre alguém em sua emissora que esteja ansioso para explorar o meio. Isso não precisa necessariamente ser o seu comunicador mais popular. Em algumas estações de rádio, o pessoal de diferentes períodos do dia se unem para apresentar um podcast;
O tópico: um podcast oferece uma oportunidade de aprofundar-se sobre um tópico que você só pode cobrir brevemente no dia-a-dia da rádio. Por exemplo, alguns comunicadores são amantes de comida ou fãs da cultura geek. Um podcast permite que eles se aprofundem em materiais que podem não ser amplos o suficiente para atrair todo o público;
Tamanho: podcasts bem-sucedidos podem variar amplamente em comprimento. Enquanto episódios do “Flow Podcast” e “NerdCast” podem ter horas de duração, outros como “Acenda sua luz” e “Jout Jout de Saia” apenas alguns minutos. Não há resposta certa ou errada, mas certifique-se de que todo o conteúdo do seu podcast é realmente atraente e faça sentido para seu público;
Frequência: uma prática recomendada é publicar seu podcast regularmente, seja diariamente, semanalmente ou por mês. É melhor começar devagar e aumentar a frequência de seus episódios com o tempo, do que definir um objetivo ambicioso e ter que voltar atrás;
Considere lançar seu podcast em “temporadas”; por exemplo, publique uma dúzia de episódios semanais agora, e se tiver sucesso, volte para uma segunda temporada no ano que vem.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Ideias de tópicos
É importante que você sempre delineie tópicos para abordar em seus episódios. Procure tópicos pelos quais seu apresentador já seja apaixonado ou tenha interesse.Está sem criatividade, aqui estão algumas dicas:
Entrevistas:
• Bandas
• Atletas
• Comediantes
• Chefs
• Cervejarias
Entrevistas sobre esses eventos:
• Shows
• Festivais de artes e vinho
• Conferências e exposições
• Época natalícia
• Eventos esportivos
Tópicos que podem interessar a audiência:
• Cerveja
• Carro
• Comida
• Cultura Geek
• Hobbies
• Filmes
• Maternidade e paternidade
• Esportes
• Séries e programas de TV
5 estratégias para aumentar a interação entre rádio e ouvintes
O formato do programa
Os podcasts podem assumir vários formatos diferentes, desde monólogos simples de uma emissora até narrativas jornalísticas complicadas. O formato que você escolher terá um grande impacto no seu processo de produção. Para criar um show complexo, você precisará de hosts, editores, produtores, pesquisadores e muito mais. Ao selecionar seu formato, considere os recursos que você tem disponíveis.
Aqui está três formatos comuns:
Apresentador único / entrevistas por telefone: Um único anfitrião conduzindo entrevistas com convidados por telefone ou Skype é um formato fácil de executar porque você só precisa combinar um horário com seu convidado.
Apresentador único / entrevistas pessoalmente: essas entrevistas soam melhor do que entrevistas por telefone, mas são mais difíceis de programar. Este é um ótimo formato para um podcast sobre um evento.
Discussão em mesa redonda com apresentadores regulares: Uma discussão em mesa redonda com três anfitriões regulares é outro formato popular de podcast fácil de coordenar.
Tá gostando dos nossos posts sobre podcast? Compartilhe com seus colegas. Até a próxima!
Podcast: qual a melhor forma de iniciar, finalizar e criar um arquivo de áudio para seu programa?
Repórter: Jacobs Media Strategies