Emissora foi pioneira no radiojornalismo com o programa O Repórter Esso, no ar entre os anos de 1941 e 1968
04/08/2021A emissora que conquistou os brasileiros na década de 1930 e
marcou a Era de Ouro do Rádio agora terá a história contada no Museu da Rádio
Nacional, no Rio de Janeiro. O espaço foi inaugurado nesta terça-feira (3/8)
pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, e pelo diretor-presidente da
Empresa Brasil de Comunicação, Glen Valente.
“O Museu agora vai colocar de uma vez por todas a Rádio Nacional na história de todos os brasileiros, eternamente”, comemorou Fábio Faria. O ministro destacou ainda que o espaço resgata a história das comunicações. “Nós ficamos muito agradecidos por todos vocês que puderam reciclar e resgatar todos os momentos que fizeram os últimos 85 anos da Rádio Nacional do Brasil".
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
No Museu, estão expostos itens usados por atores e locutores que trabalharam na Nacional. Também fazem parte da mostra fotografias, prêmios, roteiros e revistas do rádio. Os visitantes poderão conhecer uma réplica do estúdio usado nas gravações de radionovelas como “Em Busca da Felicidade” - a primeira do país. O Museu também relembra os programas de auditório que abriram espaço para artistas como Orlando Silva, Ataulfo Alves, Dalva de Oliveira, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto e Luiz Gonzaga.
A Rádio Nacional foi ainda pioneira no radiojornalismo com o programa O Repórter Esso, no ar entre os anos de 1941 e 1968. O slogan "a testemunha ocular da história" fez história e serviu de modelo para outros programas de notícias. No próximo dia 12 de setembro, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro completa 85 anos.
Repórter: MCom