Medida beneficiará 17 setores da economia que mais empregam no país
11/11/2021A desoneração está prevista para acabar no fim deste ano. O projeto, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM-PB), amplia a medida até 31 de dezembro de 2026, ou seja, por mais cinco anos. A proposta foi aprovada pela comissão de Finanças e Tributação em setembro deste ano. Freitas é o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Ele já havia apresentado o mesmo parecer no dia 4 de outubro, mas retirou o texto do sistema. Segundo o parlamentar, a estratégia visava conseguir um acordo para a votação.
À CCJ, cabe apenas analisar aspectos constitucionais e regimentais da proposta. Portanto, não seria possível fazer alterações de mérito nesta comissão. A expectativa de Freitas é que a proposta seja analisada na próxima quarta-feira (17) pelo colegiado de forma conclusiva, isto é, sem apresentação de recurso ao plenário. Se isso acontecer, o texto seguirá para o Senado após aprovação na comissão.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
"Temos conversado frequentemente com o presidente da Câmara, e há um compromisso do presidente Arthur Lira no sentido de pautarmos já na próxima quarta-feira e fazermos com que essa matéria, de fato, seja terminativa na CCJ, sem recursos ao plenário, agilizando, portanto, a sua tramitação", disse Freitas nesta quarta-feira (10), em São Paulo, após reunião com representantes dos setores.
Repórter: G1