Saiba como criar campanhas e ações, dentro e fora do ar, para chamar atenção e trazer resultados no período
14/12/2021por Amanda Yargas
Como as ações de marketing atraem o público
As ações de marketing funcionam a partir de algumas
mecânicas de comunicação, cada uma delas tem seu papel na construção de uma
relação forte com o cliente e o ideal é sempre compor suas campanhas de forma a
utilizar o maior número possível de ferramentas para atingir seu público. “Você
tem estratégia no digital, estratégia de linguagem, estratégia de fazer ações
nas ruas, vários pontos que fortalecem uma campanha”, explica Cristiano Stuani,
gestor artístico da Massa FM em Londrina, Maringá e São Paulo.
Esse é o princípio orientador de qualquer campanha. Primeiro
é preciso saber o que o ouvinte quer, o que ele precisa e do que ele gosta,
para depois poder programar atividades ou promoções que vão realmente estimular
o interesse e a participação. Stuani conta que, antes de escolher um prêmio
para ser oferecido em uma data comemorativa, a emissora faz uma pesquisa sobre
quais objetos ou serviços estão no radar do público e que podem não apenas
atrair atenção antes, mas também reverberar nas redes e no dial depois de
recebido o prêmio.
Tempo de Audiência
O gestor artístico dá o exemplo de uma promoção em que o
ouvinte precisa anotar três senhas faladas pelos radialistas durante a
programação: “a gente está trabalhando tempo médio de audiência, fazendo que a
pessoa fique o maior tempo possível ligada na rádio”. Um tempo médio maior de
audiência ajuda a rádio a aumentar o alcance das suas inserções e,
consequentemente, é um atrativo maior para anunciantes.
Alcance
“Mesmo quando você faz uma ação simples como pegar um carro
e ir em uma região, você dá visibilidade. E o rádio tem um grande poder que é
chamar a atenção das pessoas e a curiosidade”, explica Stuani. Quem passa pelo
local e participa de alguma brincadeira ou recebe um brinde podem ser pessoas
que nunca ouviram a rádio e vão passar a ouvir, trazendo maior alcance à
emissora. Da mesma forma, segundo ele, quem passa de carro e vê a movimentação
pode sintonizar o dial apenas para saber o que está acontecendo.
Além de convidar mais pessoas a ouvir a rádio, é importante
que os ouvintes mostrem que estão sintonizados e conectados na sua emissora.
Você pode fazer isso nas redes com o compartilhamento de conteúdo, likes e
comentários como requisitos para a participação em promoções, ou, no ar, com
atividades específicas de interação durante a programação.
Quando o ouvinte tem que responder a pergunta sobre qual
emissora está promovendo uma determinada promoção, isso pode não trazer
audiência, mas é uma forma de fixar a marca, esclarece Stuani. Ações com carro
adesivado, pessoas com uniforme e distribuição de brindes também ajudam o
ouvinte a lembrar de você, mas o reforço e o cuidado com a marca vão além da
logo da emissora.
Mas como afinal o ouvinte que não ganhou a promoção vai se
sentir mais próximo da sua emissora? Stuani compara a relação entre ouvinte e a
rádio com um namoro, “o namorado ou a namorada não vai dar presente todos os
dias. Mas vai compor essa relação com carinho, com surpresas, com conversas
interessantes, com ensinamentos, experiências, momentos de lazer, prazer, e o
rádio tem todo esse poder e esse dever de prestar esse serviço de companhia”.
Ele acrescenta que, da mesma forma que na relação pessoal, é importante saber cuidar da relação com o ouvinte. “Você não ganhou esse presente agora, mas eu estou dando a música que você gosta, então cante a música com a gente, estou dando a informação que você precisa para viver seu dia, eu conto uma piada para você dar risada. Em algum momento eu posso errar uma música que você não gosta, mas para suprir esses três minutos que não desceram legal, vem o locutor com carinho, abraçando, é igual o namorado e a namorada, temos que administrar essa relação minuto a minuto”, considera.
Táticas de marketing em rádio e como elas podem ser usadas no fim de ano
Para funcionar bem, as ações de marketing precisam ser um pacote completo. “Não adianta você dar um carro e tocar um monte de música ruim, fazer fake news ou trazer notícias desatualizadas. Eu poderia dar uma Ferrari que não ia funcinar”, reforça Cristiano Stuani. “Então a gente tem que fazer uma soma de conteúdos e ações que fazem essa composição, que agregam valor a essa audiência, e eu consigo reter o ouvinte por mais tempo”, avalia.
A possibilidade de ganhar algo é sempre atrativa. No
entanto, é preciso avaliar qual o real apelo daquilo que você está dando. É
claro que quanto mais elaborado o presente, maior vai ser a resposta do
público, ao mesmo tempo, também cresce o orçamento. A dica aqui é encontrar um
equilíbrio de custo-benefício. Também vale a pena preparar um presente especial
e kits com brindes, assim você atinge mais ouvintes que estarão interessados no
prêmio principal, mas terá um apelo também junto aos que receberam os prêmios
menores. Outra tática é encontrar uma empresa que possa oferecer
aquilo que o seu ouvinte tem interesse e vender a ação para este cliente. A
parceria pode trazer prêmios maiores ou mais interessantes sem comprometer seu
orçamento.
Eventos
As emissoras podem movimentar as ruas e a programação cultural
ou de entretenimento das cidades com eventos próprios ou com parceiros. A ação
pode ser realizada também em conjunto com outras marcas, tanto fortalecendo sua
relação com clientes, quanto atraindo novos ouvintes. No caso da parceria, o
evento pode ser bancado pela empresa parceira e realizado e divulgado pela
equipe da emissora, diminuindo custos e aproximando os clientes da sua
marca.
A rádio é uma mídia segmentadora a partir de seu conteúdo.
Para se manter relevante e se destacar entre seus concorrentes, é sempre
importante entregar notícias, músicas e programas bem produzidos de acordo com
os interesses do seu público. Aqui, vale procurar músicas e histórias que
cativem a sua audiência dentro da temática de Natal, Ano Novo e Verão. Vale
inclusive criar séries dentro da programação, o que pode atrair e fidelizar
ouvintes.
O rádio é reconhecidamente uma das mídias com maior apelo
criativo e lúdico, não à toa, muitas emissoras têm uma programação fortemente
pautada no entretenimento. Lance um desafio, crie uma brincadeira e incentive
os ouvintes a participarem.
Opinião e depoimentos
Ouvintes também adoram dar opinião sobre um assunto ou
ganhar seus 15 segundos de fama. Com as ferramentas digitais é possível pedir
para eles gravarem anedotas, curiosidades ou histórias emocionantes que eles
conhecem sobre a data em questão e escolher as melhores para incluir na
programação. Nessa época também vale perguntar como vai ser a ceia natalina,
quais os planos para as férias, o que os ouvintes gostam de fazer para relaxar
ou para onde querem viajar.
Interação entre ouvintes
Aqui a ideia é que um ouvinte envie mensagens para outros
através da programação da sua emissora. No fim de ano, mensagens de Natal e de
boas entradas de Ano Novo, ou agradecimento pelo ano que passou são ótimas para
manter os ouvintes atentos na programação para não perder as mensagens que
receberam ou enviaram para amigos e familiares.
Repórter: AERP