Maioria dos jornalistas tem o hábito de ouvir rádio

55,8% dos profissionais de imprensa do país têm o costume de consumir conteúdo de emissoras de rádio. Meio tem maior penetração entre comunicadores brasileiros do que podcast, por exemplo

03/02/2022

O rádio é um meio de comunicação com grande audiência entre os formadores de opinião espalhados pelo país. Pesquisa divulgada pelo Portal Comunique-se nesta terça-feira, 1º de fevereiro, indica que a maioria absoluta dos jornalistas brasileiros tem por hábito acompanhar a mídia radiofônica.

De acordo com o levantamento, chamado de “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil”, 55,8% dos profissionais de imprensa do país têm o costume de consumir conteúdo de emissoras de rádio. Realizada por meio do Comunique-se 360, plataforma de comunicação corporativa e marketing digital, a pesquisa contou com 335 respondentes.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
 
Dessa forma, a mídia radiofônica tradicional registra, entre os jornalistas brasileiros, audiência maior do que os podcasts — que são acompanhados por 46,3% dos entrevistados. O rádio também aparece à frente de jornais impressos e revistas impressas, com 36,7% e 23,6% de público, respectivamente.
 
Setor empregador
 
O meio radiofônico surge, ainda, como importante ambiente para o mercado de trabalho. Isso porque entre os respondentes que afirmaram trabalhar em veículos de comunicação, 24,3% atuam profissionalmente em ao menos uma emissora de rádio, que, no levantamento, ficou atrás apenas de internet e jornal.

A pesquisa
 
Disponível para download gratuito, o “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil” conta com tópicos que mostram, por exemplo, a “pejotização” do setor, a carga diária de trabalho dos comunicadores, a questão salarial e o impacto da pandemia para os comunicadores espalhados pelas cinco regiões do país.


Repórter: Tudorádio.com, com informações do Portal Comunique-se

Últimas notícias