4 dicas essenciais de como organizar um site para sua rádio
O site vai ajudar a emissora a ganhar maior visibilidade na Internet, além de estabelecer um suporte ao seu público
16/03/2022
(Crédito: Unsplash)
Você já pensou qual é a importância de um site para rádio online? Com ele, é possível ganhar maior visibilidade na Internet, além de levar um conteúdo extra para os seus ouvintes, como postagens regulares.
Neste artigo, há quatro dicas sobre como organizar um site para sua rádio. Assim, ela funcionará perfeitamente e atrairá mais visitantes. Continue a leitura e confira!
1. Conheça as páginas mais importantes
Geralmente, um site é feito de páginas. Estas últimas trarão várias informações e conteúdos diferentes para seus visitantes, de acordo com o que eles estão procurando em seu site.
Home page
Essa é a primeira página que os usuários acessarão. Nela, devem estar todas as informações que precisam ser passadas de forma inicial para os seus clientes, além de um breve resumo sobre o que eles encontrarão por lá.
É importante que o site já mostre uma boa aparência, sendo breve e direito no passar das informações. Caso contrário, o visitante não se interessará em conferir as outras páginas do seu domínio.
Fale conosco
É aqui que o visitante, já interessado em seus produtos ou serviços, entrará em contato com você. Isso pode ocorrer tanto para propor parcerias, tirar dúvidas, dar feedbacks ou, até mesmo, para realizar alguma compra.
Crie um formulário simples, para que a pessoa apenas preencha-o e envie-o automaticamente para o seu e-mail. Dessa forma, haverá maior agilidade e praticidade.
Sobre nós
Nesta página, deverão constar todos os dados sobre a sua rádio e o seu dono: como surgiu, quem são os responsáveis por ela estar no ar, quais os seus grandes projetos e feitos, qual a formação do fundador etc.
O recomendado é adicionar muitas informações, para garantir credibilidade para a sua empresa. Além disso, o leitor se sentirá mais próximo e conhecerá mais sobre o seu trabalho.
Dúvidas frequentes
Caso você já esteja há um bom tempo em seu nicho, é normal que existam perguntas que se repitam muito frequentemente. Para que seus clientes não fiquem com nenhuma dúvida, crie uma página respondendo às questões mais recorrentes sobre o seu trabalho ou, até mesmo, sobre o tema o qual você aborda em sua rádio ou loja.
Caso você venda algum produto ou serviço, é interessante explicar algumas informações sobre os tais itens, como as formas de pagamento que são aceitas, por exemplo.
2. Utilize técnicas de conversão no site para rádio
Conhecer seu público deve ser o primeiro passo antes de partir para os métodos propriamente ditos. Isso porque cada público é diferente, o que significa que a eficiência de cada campanha de conversão vai variar conforme as pessoas que se pretende atingir.
Preste atenção nas estatísticas de seu site, como o local onde seus leitores moram, idade e grau de escolaridade. Procure quais são as melhores maneiras de abordar esse tipo de persona.
Uma das principais técnicas para que seu site tenha mais conversão é a utilização de landing pages. Trata-se de nada mais do que uma página especialmente criada com um único propósito: a captação do e-mail do leitor ou outros tipos de informações.
Para criar uma landing page de sucesso, é preciso deixar em bastante evidência a ação que você quer que o usuário tome, seja preencher um formulário ou baixar algum arquivo. Ter um site que demora muito tempo para abrir pode ser um problema, pois os usuários querem um fluxo muito rápido de informações e qualquer segundo sem isso pode parecer uma eternidade.
Portanto, faça com que sua página fique o mais leve possível, por meio de sites que fazem esse monitoramento de velocidade e apontem o que deve ser mudado. Assim, o domínio poderá ser carregado mais rapidamente, como esse feito pelo próprio Google.
3. Aprenda sobre o marketing digital
Atualmente, várias empresas vêm investindo pesado em marketing digital. Isso porque é por meio dela que seus sites, blogs e e-commerce conseguem ter uma alta taxa de visibilidade e retorno.
O marketing digital se utiliza de diversas técnicas de escrita, organização de conteúdo e utilização de palavras-chave para fazer com que o seu conteúdo atinja as primeiras páginas do Google. Além disso, ele também é capaz de cativar o seu público por meio do funil de vendas até que a compra de um produto ou serviço oferecido por você seja realizada.
A principal estratégia no marketing digital é a produção de conteúdo relevante: utilize o seu site para escrever postagens que agreguem aos usuários com relação ao tema no qual você aborda. É essa interação com o público que fará com que eles se engajem com o seu conteúdo e virem verdadeiros fãs da rádio em questão.
Prestar atenção nos sites dos concorrentes de segmento também é uma ótima forma de aprimorar a sua própria página. Procure se inspirar e, ao mesmo tempo, trazer essas estratégias para o orçamento disponível e a identidade da empresa.
4. Tenha uma equipe de suporte
Por mais que possa parecer fácil organizar seu próprio site, ele não está imune de sofrer algum problema. Além disso, você pode, simplesmente, não conseguir fazer certas alterações na página e, por isso, é importante que tenha um grupo de auxílio disponível para prestar ajuda.
Viu só como pode ser simples organizar e otimizar um site para rádio? Agora, você só precisa dar o primeiro passo e começar a colocar em prática as dicas acima. Somente por meio da tentativa e do erro é que você conseguirá entender como funcionará o site e quais são as estratégias necessárias para que ele cresça e aumente as suas conversões.