O capital mais importante para uma emissora deve ser o ouvinte, então aprenda a mantê-lo engajado
22/03/2022(Crédito: Unsplash)
Se você é apaixonado por rádio, definitivamente reconhece a importância do diálogo com os ouvintes. São eles quem vão determinar o sucesso da sua estação, afinal, de que adianta contar com uma programação excelente, roteiros bem trabalhados, qualidade de som e vinhetas interessantes se não há audiência para escutar a mensagem que você deseja passar?
Para conquistar audiência é preciso, antes de tudo, se conectar e engajar-se com os ouvintes, mostrando a eles que são parte fundamental do funcionamento da sua rádio.
A seguir, entenda a importância do diálogo com os ouvintes e conheça as melhores ações para fortalecer o engajamento com o público!
A importância do diálogo com os ouvintes
Você provavelmente já ouviu falar que o capital mais importante de qualquer negócio não é o financeiro, mas sim o pessoal. Sendo assim, além dos colaboradores, o público é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.
Nos dias de hoje, é fato que as empresas vêm dando cada vez mais espaço e relevância a essa questão, promovendo ações que visam o estreitamento da relação com o consumidor.
No universo radiofônico, isso não poderia ser diferente. O capital mais importante de uma estação deve ser o ouvinte. Nesse sentido, é preciso entender a importância de mantê-lo engajado. Para isso, o diálogo é fundamental.
É por meio do diálogo que o ouvinte perceberá que tem voz e é escutado, se sentindo representado e, certamente, mais estimulado a ouvir e participar da sua programação. Além disso, é justamente por meio da conversa com o público que torna-se possível saber exatamente o que ele gostaria de ouvir em sua programação.
A partir da criação de um relacionamento baseado no diálogo, se estabelece também uma lealdade entre a rádio e o ouvinte. É justamente por esse motivo que o público engajado, muitas vezes, acaba se tornando colaborador e até mesmo embaixador de uma estação.
As melhores ações para fortalecer o engajamento com o ouvinte:
Interaja nas mídias sociais
Nos dias de hoje, sobretudo no que diz respeito ao ambiente digital, o comportamento do consumidor mudou. Ele, hoje, preza cada vez mais pela rapidez e pela criação de um relacionamento duradouro com a sua marca.
Sendo assim, é preciso ter em mente a força que as redes sociais possuem na comunicação com o cliente — neste caso, com os ouvintes. Isso porque elas são capazes de proporcionar relações que além de imediatas, podem ser intensas.
Por meio das redes sociais, o ouvinte consegue fazer perguntas, pedidos de música, dar sugestões e, por que não, até mesmo enviar críticas construtivas a respeito da sua programação. Tudo isso sem precisar fazer ligações telefônicas e enfrentar linhas ocupadas.
Veja também: Como o Twitter pode potencializar o relacionamento com a sua rádio?
Tendo em mente que o Brasil é o país que mais usa redes sociais em toda a América Latina, fica fácil perceber a importância de interagir com o ouvinte e fomentar o diálogo nessas plataformas.
Responda as mensagens com rapidez
Se você se propôs a abrir um canal de diálogo com o ouvinte, é preciso saber que ele deve funcionar sempre como uma via de mão dupla. Não adianta nada incentivar o seu público a mandar mensagens para a rádio nas redes sociais, por exemplo, se você não vai respondê-las com agilidade.
Sendo assim, procure sempre abrir e responder o mais rápido possível todas as mensagens que chegarem nos canais disponibilizados por você. Ler algumas ao vivo também é uma ótima forma de fazer com que o ouvinte se sinta, de fato, parte essencial da sua programação.
Ofereça soluções de contato por WhatsApp
É difícil encontrar alguém que não utilize o WhatsApp nos dias de hoje, não é verdade? Saiba que além de ser um excelente canal gratuito para a troca de mensagens instantâneas, a ferramenta vem se tornando uma peça fundamental nas estratégias de comunicação com o ouvinte.
Se antes o público de uma rádio precisava telefonar para a estação para pedir uma música ou simplesmente se comunicar com o locutor, hoje, basta enviar uma mensagem no WhatsApp com apenas um clique. Oferecendo soluções de contato como essa, você não só vai promover o diálogo com o ouvinte como dará a ele voz ativa.
Contudo, é preciso prestar atenção em um detalhe muito importante. Nada de misturar as coisas e utilizar o seu número pessoal para isso, certo? Trata-se de uma atitude que dificilmente dará certo, afinal, tendo em um mesmo lugar mensagens pessoais e de trabalho, as chances de que você consiga lidar com a demanda com agilidade são baixas. Sendo assim, investir em um número para a sua emissora pode ser estratégico.
Distribua conteúdos além do rádio
Distribuir conteúdos relevantes para o seu público em diferentes plataformas é, hoje, uma das principais estratégias de marketing digital, que podem ser utilizadas em prol de qualquer empreendimento, até mesmo de sua web rádio.
Nutrir o seu ouvinte com conteúdos ricos relacionados às suas necessidades, anseios e interesses não só vai mantê-lo engajado, como também fará com que ele enxergue a sua rádio com autoridade e crie um relacionamento de confiança com ela — e você certamente quer que isso aconteça, não é verdade?
Sendo assim, uma ótima alternativa é a publicação de conteúdos específicos para as redes sociais nas quais a sua rádio está presente, e até mesmo a criação de um blog para a sua estação, que será atualizado com frequência e funcionará como mais um canal que promove a informação e o diálogo.
Veja também: 4 dicas essenciais de como organizar um site para sua rádio
Promova ações que envolvam o público
A criação e promoção de ações que envolvem o público são capazes de criar um senso de pertencimento e conexão, ligando ainda mais o ouvinte.
Aqui, além das promoções e sorteios, que aumentam a visibilidade da sua estação, trazem mais ouvintes e promovem a participação do público, é interessante contar com a criatividade e lançar ações como: criar jogos de perguntas e respostas ao vivo, pedir para que o ouvinte que entrar em contato primeiro diga o nome das últimas músicas tocadas, entre outras.
Fazer ações nas redes sociais, por fim, é também uma ótima forma de promover o diálogo e o engajamento. Você pode incentivar os ouvintes a postarem uma foto criativa no Instagram e utilizar a hashtag da sua rádio, por exemplo. O importante aqui é explorar o poder da internet para se aproximar cada vez mais do seu público.
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Pronto! Agora você já tem em mãos algumas das principais ações para fortalecer o engajamento com o seu público. Dada a importância do diálogo com o ouvinte, lembre-se de colocar em prática as dicas listadas no post para contribuir cada vez mais com o sucesso da sua estação.
Repórter: MaxCast