Novo Apple CarPlay vai se conectar ao receptor de rádio do automóvel

Notícia é positiva para o rádio, já que traz a função rádio FM/AM para a tela do CarPlay

09/06/2022

O rádio teve uma boa notícia nesta semana e, por incrível que possa parecer, veio de uma novidade da Apple. A maçã revelou detalhes sobre uma série de novos produtos da marca e, entre eles, está a nova geração do CarPlay. Nele será possível uma integração maior com o hardware de cada veículo, permitindo inclusive o controle do receptor de rádio AM/FM. A notícia é positiva para o setor por integrar a função à tela do CarPlay. Até o momento, quando o sistema está ativo, a função rádio pode até funcionar de forma simultânea, mas não aparece na mesma tela.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Essa maior integração com o hardware do veículo permite que o CarPlay avance nos serviços que oferece, indo além do espelhamento das configurações presentes do telefone (Apple iPhone) do usuário. Além do controle de rádio AM/FM, onde será possível trocar de estações, o usuário também terá detalhes sobre nível de combustível (e autonomia), velocidade, temperatura, entre outras funções. No comunicado, a empresa destaca que será possível alterar funções do carro dentro da tela do CarPlay.

Imagem do novo CarPlay com o rádio integrado. (Crédito: motor1.com)

“Esta próxima geração do CarPlay fornece conteúdo para todas as telas do motorista, proporcionando uma experiência unificada e consistente. É o melhor do seu carro e do seu iPhone e vai além do que você pode fazer com o CarPlay hoje”, afirmou Emily Schubert, gerente sênior de engenharia de experiência em carros da Apple. “A integração profunda com o hardware do carro permite que você sintonize o rádio do seu carro ou altere sua temperatura sem sair da experiência CarPlay", completa a executiva.


Aplicativos de rádio já interagem com a versão atual do Apple CarPlay, porém sempre com funções atreladas ao telefone celular. Em resumo, como o smartphone da maçã não conta com a recepção de FM ativada no dispositivo, todo o serviço de rádio depende do streaming de áudio, ou seja, de dados de internet. Com essa maior integração, além da possibilidade de continuar usando aplicações de áudio on-line, o usuário poderá fazer uso da recepção terrestre de rádio, seja analógica ou digital.

Na novidade, provavelmente a Apple percebeu que não seria produtivo tentar mudar os hábitos de motoristas e passageiros, mas sim se integrar ao que as pessoas desejam. Pesquisas recentes mostram a hegemonia do rádio AM/FM nos carros em diferentes países e também o desejo dos consumidores ao adquirirem novos veículos, onde não contar com um receptor AM/FM no carro é algo impensável.

(Foto: divulgação)

Repórter: Tudorádio.com

TECNOLOGIA
Últimas notícias