De acordo com presidente da Anatel, a operação atual entende-se como ‘fase de testes’ e exigências de regulamentação só serão cobradas a partir de 29 de setembro.
28/07/2022De acordo com Conselheiro, a agência começará a exigir a oferta nos termos do edital em outubro. “A partir do dia 29 de setembro, a prestação de serviço precisa ser feita nos termos regulamentados, então aí vamos medir os indicadores de qualidade e tomar as medidas que forem necessárias para garantir que todas as regras de prestação de serviço sejam observadas pelas operadoras”, afirmou.
Atualmente, a rede 5G funciona em Brasília. A partir de sexta-feira, 29, a faixa estará liberada para Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB). Já o início da prestação do 5G nestas capitais depende das operadoras.
“Muitas vezes a população acaba confundindo a liberação da faixa que é feita pela Anatel, pelo Gaip, com o lançamento comercial do 5G, são coisas diferentes, que não precisam acontecer simultaneamente”, afirmou.
Nesta manhã, o conselheiro da Anatel Moisés Moreira afirmou que a expectativa é de concluir todas as faixas até o final de agosto.
Qualidade da 5G em todos aparelhos
A coletiva também contou com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Em pronunciamento, ele afirmou que pretende cobrar da Apple as atualizações necessárias para o pleno funcionamento da rede no Brasil.
“Para o 5G não-standalone os aparelhos estão aptos. Já para o 5G standalone, por exemplo, os aparelhos iphone precisam baixar uma atualização da própria Apple. Eu e o presidente Baigorri vamos, na terça-feira, na própria Apple, lá em Palo Alto [Califórnia] pedir para eles agilizem essa atualização para que a gente possa já ter o 5G standalone funcionando”, disse Faria.
Ainda de acordo com o ministro, a pasta apurou que o 5G já funciona na maioria dos aparelhos da Sansung.
Repórter: Telesíntese