São Paulo é a quinta capital do país a receber o 5G

Tecnologia chega nesta quinta-feira

02/08/2022


 
São Paulo será a quinta cidade do Brasil a ter liberado o 5G na faixa de 3,5 GHz. Com o processo de mitigação das eventuais interferências com parabólicas concluído, a proposta de acionar o serviço será aprovada em reunião do GAISPI prevista para terça, 2/8. "A EAF nos indicou que está tudo pronto em São Paulo. No sábado foram feitos testes e confirmado que está tudo ok. Ou seja, vamos fazer essa reuniião extraordinária porque os testes indicam que está tudo bem e não se justifica esperar mais 10 dias para ligar o 5G na maior cidade da América Latina", explicou o presidente do GAISPI e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira.

 Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

O cronograma previsto a partir do leilão do 5G previa inicialmente que todas as capitais começariam as operações com o chamado 5g 'puro' a partir de 31 de julho. Mas houve atraso no fornecimento dos equipamentos necessários ao tratamento das interferências com a televisão via satélite.

 Por isso, a chegada do 5G está acontecendo a conta gotas. A primeira cidade foi Brasília, em 6 de julho, seguida por Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, todas em 29/7. Goiânia, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro são cidades onde já está sendo endereçada a questão da interferência.

Repórter: Convergência Digital

Últimas notícias