Novo sistema da Apple possibilita a sintonia de rádio FM em seu ecossistema. Integração completa com os multimídias das montadoras é dúvida no setor
12/08/2022Crédito: quatrorodas.com.br
Uma reportagem veiculada pelo portal "Blog do iPhone", especializado em assuntos sobre a Apple no Brasil, acendeu um alerta sobre a oferta da nova versão do CarPlay nos carros a partir dos próximos meses. Segundo o texto, as montadoras não estão certas sobre a adoção completa da ferramenta, tendo em vista que os equipamentos de infoentretenimento dos veículos são tratados como estratégias fundamentais nas ações comerciais das marcas. O assunto interessa diretamente ao mercado de rádio devido ao anúncio feito pela empresa de tecnologia sobre uma possível integração do sistema com o receptor de rádio embarcado nos automóveis.
A situação relatada pelo Blog do iPhone é até simples de entender e tem sido acompanhada pelo setor de rádio há alguns anos. As montadoras automobilísticas têm tratado o sistema de multimídia dos veículos como seus diferenciais, cenário facilmente possível de perceber nas campanhas publicitárias sobre qualquer novo automóvel, onde esses opcionais são destacados como "diferenciais" do produto. Uma adoção completa de uma versão mais ampla do CarPlay tende a padronizar a experiência de mídia do motorista e dos caronas, independente do modelo de carro a ser adquirido.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
O anúncio de uma maior integração entre o novo CarPlay e o hardware dos automóveis, que possibilitaria um controle maior do veículo a partir do sistema da Apple, o que incluiria também o uso do receptor de rádio, deixa as marcas de automóveis com um pé atrás.“Nosso objetivo é oferecer uma experiência Mercedes de ponta a ponta“, disse o CEO do grupo Mercedes-Benz, Ola Källenius, em entrevista ao The Verge, quando questionado sobre a novidade da Apple, conforme destacado pelo Blog do iPhone.
Para o rádio, o alerta não é novo: executivos que representam o meio já tem se aproximado e atuado em conjunto com a indústria automobilística. E a resposta sobre essa aproximação sempre foi positiva. O motivo? O receptor de rádio é um dos elementos de multimídia que as marcas automotivas querem personalizar, buscando a melhor experiência. Isso dá uma liberdade para as empresas criarem os seus sistemas, assim como já descreveu o tudoradio.com em um artigo recente sobre receptores automotivos digitais.
Já a presença de um sistema padronizado como o CarPlay, que não embarcava o rádio via ondas terrestres, era algo visto como um possível problema para os executivos e radiodifusores. Após o anúncio da Apple, essa situação acabou ficando um pouco mais confortável para as emissoras, já que nos dois cenários (multimídia das marcas automotivas vs. Apple CarPlay) o rádio foi contemplado.
O assunto "rádio no carro" é fundamental para todas as frentes envolvidas. Isso ocorre devido ao fato dos consumidores desejarem pelo receptor AM/FM em seus veículos na hora da compra de um automóvel e também pelo tamanho do consumo de rádio nesse ambiente, que segue hegemônico nos principais mercados do planeta.
Repórter: Tudorádio.com, com informações do portal Blog do iPhone