SET Expo 2022: Dia do Rádio debate a expansão das redes, consumo do meio no Brasil e negócios digitais

Programação ampla do Dia do Rádio debateu o atual momento das redes nacionais, consumo de rádio no Brasil e tendências para o futuro

26/08/2022

Momento do debate com participação da plateia, no painel sobre redes. (Crédito: tudoradio.com)


O Dia do Rádio no SET EXPO 2022 foi realizado no último dia do congresso e teve uma programação especial com nomes importantes do meio, que discutiram sobre a importância e o futuro do meio. O primeiro deles, iniciado às 09h00, debateu o atual momento das redes de rádios e se esse modelo pode ser indicado como o futuro do meio. Já na sequência, às 11h00, foi a vez de atualizar os dados sobre o consumo de rádio no Brasil, novas estratégias de negócios e o avanço do áudio digital. 

O primeiro painel realizado nesta quinta-feira (25) foi moderado por Daniel Starck, diretor do tudoradio.com, e contou com participação do engenheiro Eduardo Cappia (Comitê Técnico da AESP/SET/EMC), Jean Pierre Zanetti (gerente técnico no Grupo Bandeirantes de Comunicação), Carlos Aros (diretor de Conteúdo Rede Jovem Pan News) e Luiz Benite (diretor geral na Rede Massa FM). Os participantes deram um panorama geral sobre a evolução do mercado de redes no Brasil e qual é o momento atual desse modelo de negócio.

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Moderador do painel, Daniel Starck, iniciou a mediação com perguntas pertinentes ao tema central das redes. “O que o crescimento das redes significa para o rádio e como essa expansão impacta um veículo com presença local tão forte?”. Em sua abordagem, Eduardo Cappia reforçou o valor inestimável do rádio e sua força de permanência. “Celebramos esse centenário já olhando e pensando nos próximos 100 anos desse meio que representa como nenhum outro a comunicação instantânea”, comentou. 

Carlos Aros falou do posicionamento da Jovem Pan como grupo de tech news. “Estamos atentos ao movimento natural do mercado, que é o de ser multiplataforma. Mas fazemos isso sem descolar as plataformas de nossa origem, que é o rádio”, destacou.

Aros disse que o objetivo do grupo é garantir o mesmo padrão de qualidade e linguagem em todas as plataformas, seja no linear ou no on demand. “A ideia é que o tiro de canhão do linear consiga se segmentar e chegar com precisão nos diferentes perfis de público que temos”. 

Já Luiz Benite contou como surgiu a rede de rádio, por iniciativa do apresentador Carlos Massa, o Ratinho. “Antes se falava que rádio só funcionava se fosse com programação local e hoje estamos em um evento desse porte, em um painel para discutir exclusivamente redes de rádio”, destacou.

Benite ainda como a rede consegue entender o Brasil e suas regiões. “Antes, quando um afiliado queria furar a rede, a posição era de dizer não e hoje, nós, na Massa, nos perguntamos ‘por que não?’ E a partir daí, podemos conversar e até desenvolver novas oportunidades”, contou.

Jean Pierre abordou o modelo de negócios das redes que fazem parte do Grupo Bandeirantes. “Na BandNews, que foi a primeira rede com programação 100% jornalística, estruturamos para as afiliadas um modelo que determina que a cada bloco de programação 13 minutos são de programação da rede e sete minutos de programação local. Isso permite que tenham espaço para informações de relevância local”, explicou.

O painel também contou com as participações de Carlos Fini (presidente da SET), Rodrigo Neves (presidente da AESP). Fini destacou a transformação constante que tem impactado o mercado de mídia. “A gente sabe cada vez menos e estamos sempre aprendendo. Claro que temos a bagagem de referências do passado, mas hoje as mudanças nos fazem aprender todo dia e nos obrigam a conhecer novos modelos de negócios”, ressaltou Fini. E Rodrigo Neves falou sobre a celebração dos 100 anos do rádio, uma programação de eventos que deve se estender por um ano inteiro, até a data dos 101 anos em 2023. 

"Força, audiência e relevância do rádio" também é destaque

Marco Moretto, diretor na Rádio Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista (SP) e membro do Conselho de Administração da AESP, mediou o painel Rádio 100+ A Mídia, o Ouvinte e o Negócio. No início do bate-papo, ele destacou os 100 anos do rádio. “Comemorar os 100 anos do rádio é iniciar o ano 101. Espero que ao celebrar seus 200 anos ainda esteja sendo tão importante quanto hoje, às vésperas do seu centenário”, ressaltou.

A diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcantara, abordou números que mostram a força do rádio e como tem se transformado. “O rádio está unindo o melhor do dial com o melhor do online, se mantendo relevante para sua audiência”, afirmou.

Segundo ela, 83% das pessoas ouvem rádio com frequência no Brasil (alcance geral do meio, considerando as 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa), sendo que 23% fazem isso por celular e 80% por aparelho de rádio convencional. De 2007 para 2022, cresceu em 20% a confiança do público no conteúdo entregue via rádio. Quando precisa de atualização rápida sobre alguma notícia, 43% das pessoas dizem recorrer ao rádio. Os dados são uma prévia do Inside Radio 2022, que será lançado em setembro pela Kantar IBOPE Media.

A presença de Allen Chahad, head de Parcerias Estratégicas da Vibra Digital, que é a empresa do Grupo Bandeirantes responsável pelas estratégias digitais do grupo, mostra a importância desse tipo de iniciativa para se manter relevante e explorar as possibilidades do digital. “O rádio tem um imenso potencial de retenção de atenção do público e sem estratégias de distribuição em multiplataforma estará perdendo audiência e deixando dinheiro na mesa”, afirmou Chahad.

Rodrigo Tigre, country manager da Entravision Cisneros Interactive disse que o áudio digital é a principal atividade de entretenimento na internet no Brasil, desempenho atingido no ano passado, quando ultrapassou o vídeo.  Segundo ele, 89% dos internautas têm o hábito de ouvir música pela internet e que um comportamento surgido na pandemia tem sido relevante para esse segmento. 

“Na pandemia as pessoas passaram a perceber que precisavam de um descanso das telas, que estava presente na maior parte do dia delas, seja trabalhando, seja consumindo entretenimento. O áudio tem natureza multitarefa e por isso pode estar presente ao longo de todo o dia.”

O Dia do Rádio no SET Expo

Ontem (25) foi um dia que o rádio teve a sala 1 totalmente voltada à assuntos de interesse para o setor. Assuntos como formação de redes, distribuição e geração de conteúdo multiplataforma, regulatório, novidades na área de transmissão, entre outros pontos, foram debatidos na programação deste dia. 

Não foi a primeira vez que o SET Expo terá um dia voltado ao rádio em uma das salas destinadas ao congresso. Nas edições presenciais anteriores o meio foi novamente destaque na programação, contando com uma ampla presença de radiodifusores e profissionais da indústria de rádio. Todas as programações do Dia do Rádio contaram com a sala cheia e o mesmo ocorreu em 2022. 

Repórter: Tudorádio.com, com informações SET

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