Novas tendências e modelos de gestão ampliam os resultados do segmento
01/09/2022
Crédito da imagem: Freepik
Por Alisson Barcelos (Colunista do Portal Acontecendo Aqui)
Nos últimos meses, especialmente após o relaxamento dos
protocolos de saúde e segurança em função da ampliação da vacinação contra a
Covid-19, muito tem se falado a respeito do panorama atual e futuro do mercado
de eventos. E, entre incertezas, uma constatação se consolida cada vez
mais: a nova era do setor já é uma realidade. E as perspectivas são
extremamente positivas. Para confirmar esse bom momento do mercado de eventos,
foi realizado na Bélgica recentemente o Congresso Global da IELA que apresentou
importantes debates para o segmento.
Um dos pontos principais que foram debatidos no evento foi a
importância da inclusão de estratégias sustentáveis nos eventos. Outro assunto
que ganhou bastante repercussão foram os desafios atuais do setor como a
escassez de mão de obra qualificada, tema em evidência também no mercado
brasileiro. Durante o Congresso Global da IELA, temas prioritários para
o mercado de eventos e os modelos de gestão de sucesso foram debatidos. Entre
os principais, a responsabilidade ambiental ganhou protagonismo. Assim como a
sustentabilidade, confira outras tendências que também já se consolidaram no
setor.
01) Eventos híbridos
Nem 100% presencial, nem 100% digital. Reduzir os custos
para os participantes e ampliar em larga escala o público-alvo são os pontos
altos dos eventos híbridos.
02) Transmissão em tempo real
O uso de redes sociais como o Facebook e o Instagram permite
que palestras ou até mesmo shows sejam compartilhados com o público ao vivo, em
tempo real.
03) Eventos menores com público seleto
Além de ser mais sustentável, reduzir a quantidade de
participantes e investir na qualidade dos convidados é uma estratégia muito
usada atualmente.
04) Uso ostensivo da tecnologia digital
Os brasileiros estão entre os povos que mais utilizam o
smartphone. Investir nas tecnologias digitais amplia ainda mais a conexão com
os mais diferentes públicos.
05) Sustentabilidade
Da realização de eventos de dia para aproveitar a luz do
sol, às decorações minimalistas elaboradas com material reciclável, a sustentabilidade
se tornou uma exigência do público e já faz parte das estratégias de muitos
eventos em todo o mundo.