Operadoras tiveram melhora de até 26,5% na velocidade, no país
19/10/2022A velocidade da banda larga móvel aumentou no terceiro trimestre do ano, conforme análise do Ookla Speetest, site dedicado a medições de desempenho de redes. Conforme o relatório, a Claro tem mediana de velocidade de 37,17 Mbps. Depois vêm Vivo, TIM e Oi Móvel (que deixará de existir em 2023). A mediana mostra exatamente qual a velocidade obtida pela metade dos usuários de uma empresa. É diferente da média, que tende a sofrer distorções pela existência de poucos usuários na conta com velocidades muito altas ou muito baixas.
Os dados do Speedtest apontam que houve melhora no desempenho de todas as operadoras, com mais usuários registrando velocidades mais elevadas na navegação. No segundo trimestre, a mediana da Claro era de 31,93, por exemplo. Ou seja, a operadora avançou 14% em velocidade. No caso da Vivo, o ganho de velocidade foi de 26,5%. A TIM melhorou sua métrica em 25,17%. E a Oi Móvel, em 19,4%.
LATÊNCIA
Velocidade, no entanto, não é a única medida da experiência
de uso do cliente com a rede de uma operadora. Um dado coletado pela Ookla é a
latência, o tempo que um comando no celular leva para receber a resposta da
rede. O tempo, enfim, entre o envio de dados por um aparelho celular e o
recebimento da resposta.
A Ookla também verifica quais celulares são utilizados nas medições mais rápidas de desempenho da rede. E identificou que o iPhone é o campeão, com quatro modelos no top 5 dos mais velozes. A Samsung é a outra única fabricante a figurar no ranking, em um solitário quarto lugar com seu topo de linha mais recente. Os aparelhos Apple apresentam mediana de velocidade de download de 48,80 Mbps. A segunda colocada, Samsung, de 28,10 Mbps. A Xiami vem em terceiro, com 22,21 Mbps. E a Motorola em último, com 19,62 Mpbs.
Por fim, a Oookla mostra o quanto o 5G impactou os
resultados das capitais, onde o serviço na faixa de 3,5 GHz foi ativado entre
julho e setembro. Brasília, primeira cidade a receber o 5G “puro”, registra
mediana de 100,52 Mbps.
Repórter: Telesíntese