O Reino Unido tem um mercado de rádio que está entre os mais interessantes do planeta e é considerado como uma referência para o setor. E por lá, os números de consumo das estações seguem impressionando: o rádio continua alcançando semanalmente 89% da população britânica, o que representa 49,7 milhões de pessoas (com 15 anos ou mais). E mais: o rádio digital terrestre segue com 66% do total da audição de rádio no Reino Unido, seguindo como a maior parcela do consumo. Os dados são da RAJAR Audio Measurement, referentes ao terceiro trimestre de 2022.
- Desses 49,7 milhões de ouvintes semanais, 41 milhões de
adultos com mais de 15 anos estão sintonizando o rádio por meio de uma
plataforma digital (DAB, DTV, Online, App, Smart Speaker, portais, entre
outros), ou seja, 74% do total do consumo de rádio é digital. O DAB, que é o
rádio digital por ondas terrestres, aglutina a maior parcela do consumo do meio
no Reino Unido, representando 66% do total. A primeira vez que o digital
superou o AM/FM analógico em consumo foi na medição relacionada ao último
trimestre de 2019.
Segundo a RAJAR, o número médio total de horas semanais de rádio para este período foi de 1,02 bilhão, acima dos 998 milhões no segundo trimestre de 2022. Em média, um ouvinte sintoniza 20,6 horas de rádio ao vivo por semana, acima das 20,4 horas do período anterior. E a radiodifusão comercial atinge 5,2 milhões de ouvintes a mais do que as emissoras públicas da BBC. Esse fato é considerado um recorde de todos os tempos.
Também chama a atenção o fato de mais britânicos utilizarem serviços como assistentes virtuais por voz para ouvir suas estações de rádio. Hoje 53% dos usuários de smart speakers (caixas de som inteligentes) usam seus aparelhos para ouvir rádio, contra 52% da pesquisa anterior. E 22% fazem isso diariamente (contra 20% do levantamento passado)
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
A Global, maior grupo comercial do Reino Unido, que aglutina
emissoras como a Capital, Heart, Smooth, Radio X, entre outras, subiu para
24,4% do total de consumo de rádio no Reino Unido, o que significa um alcance
semanal de 25,4 milhões de ouvintes concentrados em suas emissoras.
Repórter: TudoRádio