Rádio no mundo: 89% da população do Reino Unido ouve rádio semanalmente
Consumo do meio está estável, em patamar elevado. Tecnologia de rádio digital lidera
07/02/2023
Continua na casa dos 89% da população do Reino Unido que
declara ouvir rádio semanalmente, segundo a última atualização da pesquisa
RAJAR Audio Measurement, relacionada ao último trimestre de 2022. Em resumo: o
consumo de rádio está estável, em patamar elevado, com cerca de 49.7 milhões de
pessoas ouvindo as emissoras semanalmente. As diferenças para as últimas
medições estão nos recortes: mais pessoas utilizam as smart speakers para ouvir
rádio no Reino Unido e as estações comerciais seguem avançando em audiência na
comparação com as emissoras públicas. Acompanhe:
Entre todas as formas de se ouvir rádio no Reino Unido, o
formato digital é o que detém a maior parcela da audiência. E o formato líder é
o DAB, tecnologia de rádio digital via ondas terrestres, que representa 39% do
total, contra 33% do FM/AM analógico e 24% do on-line (via streaming de áudio).
As smart speakers como Amazon Alexa e Google Home já representam 14% do total
das escutas de rádio no Reino Unido, parcela que está em ascensão. E vale recordar
que a primeira vez que o DAB+ superou o AM/FM analógico em consumo foi na
medição relacionada ao último trimestre de 2019.
Entre os dispositivos digitais, o receptor DAB é responsável
por 58% do total de horas dedicadas ao rádio, seguido de 20% das smart-speakers
e 16% de portais de internet e aplicativos. Receptores de TV digital também
foram usados para ouvir rádio, totalizando 6% da divisão entre todos os formatos
digitais.
Ainda sobre smart speakers, aumentou consideravelmente o
número de proprietários desses dispositivos que afirmam usar os aparelhos para
ouvir rádio. Hoje 64% desse público diz utilizar esse equipamento para
acompanhar suas emissoras preferidas, contra 53% da medição passada. E 32%
fazem isso diariamente (contra 22% do levantamento passado).
No Reino Unido a maior parcela de audiência está nas
residências, com 64% da população ouvindo rádio em suas casas. Na sequência,
59% dizem ouvir rádio no carro, van, entre outros meios de transportes e 19% no
trabalho/outros locais.
Movimentação do mercado
A imprensa britânica repercutiu alguns comportamentos
importantes da medição de audiência, como o fato das emissoras de rádio
comerciais seguirem acumulando mais audiência do que as estações públicas que
estão no guarda-chuva da BBC, fato histórico que tem se renovado nas últimas
três medições. Hoje as estações comerciais atraem 38,1 milhões de pessoas em
comparação com 33 milhões de ouvintes que ouvem a BBC Radio ao vivo todas as
semanas.
Entre os grupos de rádios comerciais, a Global continua
sendo a maior operadora de estações, com um recorde de 26,3 milhões de
ouvintes, enquanto a Bauer também obteve seu próprio recorde de 21,6 milhões
neste trimestre. O portal britânico RadioToday também detalhou o tamanho do
alcance semanal das principais estações do Reino Unido. Considerando o maior
mercado de lá, Londres, o top 5 em alcance das rádios comerciais segundo a Rajar
é liderado pela Heart. Veja:
1 - Heart - 1.8 milhão de ouvintes semanais
2 - Capital - 1.6 milhão
3 - LBC - 1.4 milhão
4 - Magic - 1.3 milhão
5 - Greatest Hits Radio - 937 mil
Já o top 10, que adiciona as emissoras públicas da BBC e
marcas com grade nacional, considerando a praça de Londres, tem a seguinte
configuração:
1- BBC Radio 4 - 2.5 milhões de ouvintes semanais
2 - BBC Radio 2 - 2.3 milhões
3 - Heart - 1.8 milhão
4 - Capital - 1.6 milhão
5 - LBC - 1.4 milhão
6 - BBC Radio 1 - 1.4 milhão
7 - BBC Radio 5 Live - 1.3 milhão
8 - Magic - 1.3 milhão
9 - Classic FM - 1.2 milhão
10 - Greatest Hits Radio - 937 mil
Os dados da RAJAR (Radio Joint Audience Research) são
relacionados ao quarto trimestre de 2022 e consideram pessoas com 15 anos ou
mais, residentes no Reino Unido. Veja o infográfico completo.