Distribuição do kit de banda ku começa em mais 439 cidades
01/03/2023A Siga Antenado anunciou nesta terça-feira, 28, o início do agendamento e instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital. Esta é a terceira fase do procedimento de limpeza da faixa do 3,5 GHz, destinada ao 5G.
Nesta etapa, as distribuições ocorrem em mais 439 cidades, com previsão de alcançar 1,5 milhão de famílias. O estado com mais municípios atendidos é São Paulo, 163 ao total. Em segundo, estão Santa Catarina e Paraná, com 36 e 33, respectivamente. A lista completa está disponível no site da Siga Antenado. Até 24 de fevereiro, houve 13.329 instalações de parabólicas nas capitais e 51.612 nas cidades com mais de 500 mil habitantes.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Filtros
Ainda de acordo com os dados da Siga Antenado, já foram instalados 2.371 filtros, distribuídos em 598 municípios. Até 7 de fevereiro, não houve registros de interferência nas FSS. O status da mitigação preventiva para a terceira fase, voltada para municípios com mais de 200 mil habitantes, está em 41%. A quarta fase, de municípios com mais de 100 mil habitantes, está em 40%. Está em andamento, a instalação de 354 filtros em 189 municípios, envolvendo 1.515 estações.
Parabólicas
A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida. A distribuição gratuita é destinada a inscritos em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) com parabólica tradicional instalada e funcionando na residência. O agendamento deve ser feito pelo site Siga Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404.
A Siga Antenado é o nome fantasia da Entidade Administradora
da Faixa (EAF) de 3,5 Ghz. Composta por Claro, TIM e Vivo, foi criada por
determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para viabilizar a
implantação da tecnologia 5G no Brasil. Sendo assim, a entidade atua para
apoiar a população no processo de migração da transmissão de sinal dos canais
de TV abertos via parabólica.
Repórter: Telesíntese