Iniciativa da ACI e Sebrae/SC selecionará ideias de negócios em rádio, televisão e outras áreas
28/03/2023Profissionais de comunicação interessados em desenvolver projetos inovadores tem até o dia 09 de abril para se inscreverem na segunda edição do programa de pré-incubação CoCreation Lab ACI, iniciativa da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e do Sebrae Santa Catarina. Serão selecionadas até 15 ideias de negócio nas áreas de jornalismo, publicidade, relações públicas, produção editorial, rádio e televisão, mídias digitais e eletrônicas.
“O PIB criativo movimentou em 2020 a cifra de R$ 217,4 bilhões em todo o País. Existe muita oportunidade para profissionais, inclusive jornalistas, que desejam empreender mas não sabem ao certo como começar”, disse a presidente da ACI, Déborah Almada. Esta será a segunda turma do CocreationLab ACI, uma pré-incubadora que utiliza metodologia da TXM (Think, Experience, Manage) para ajudar a desenvolver novos negócios. A primeira foi em 2019, também na sede da entidade, em Florianópolis.
“O Cocreation Lab já ajudou a criar mais de 700 startups em seis estados brasileiros. A metodologia TXM Business oferece toda a estrutura para ajuda a fazer aquela ideia criativa, inovadora, se tranformar em um negócio competitivo no mercado, que tenha longevidade e seja relevante para as pessoas”, diz o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, coordenador geral da TXM Methods, responsável pela metodologia usada no Cocreation Lab ACI.
Conexão direta do ecossistema com o setor de comunicação
Parceiro desde a primeira edição, o Sebrae/SC acredita que o
CoCreation representa uma conexão direta do ecossistema de inovação ao mercado
de jornalismo e comunicação catarinense. “Esta ação vai contribuir para o
desenvolvimento do empreendedorismo dentro do setor da comunicação,
fortalecendo o as pequenas empresas que prestam serviços nessa área. Sabemos
que empreender nunca é tarefa fácil, por isso, o Sebrae/SC está ao lado do
empresário, para apoiar em todo o processo de abertura e gestão de um negócio”,
afirma Roberto Tavares, Gerente Regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis.
“A pré-incubação é uma porta para que os jornalistas
‘conversem’ com as metodologias contemporâneas de desenvolvimento de projetos.
Hoje, parte significativa da classe é formada por profissionais que querem ou
precisam empreender, tem ideias e experiência, mas sentem falta de caminhos,
como mentorias e programas de desenvolvimento, para levar estas ideias
adiante”, comenta Fabrício Umpierres, diretor de Inovação da ACI e mentor de
projetos de comunicação.
Repórter: ACI/Casa do Jornalista