Presidente da Anatel defende maior competição no mercado de celulares

Ação resultaria em queda de preços dos aparelhos

25/04/2023


 

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, defendeu em evento na manhã desta terça-feira, 25, que a agência analise formas para trazer mais fabricantes de celulares ao Brasil. Durante a abertura do Seminário Conectividade Significativa: Um Novo Desafio para o Brasil, ele disse que o mercado local precisa de mais marcas e modelos à venda. “Hoje no Brasil, quando pensamos nos celulares, temos pouca diversidade. No Brasil não temos aparelhos Huawei, Oppo, VIVO”, citou. A Huawei voltou ao mercado local em 2019, e Oppo entrou aqui em meados de 2022. Ambas as fabricantes têm participação pequena nas vendas. As marcas mais vendidas no Brasil são Samsung, Motorola e Apple.

Para Baigorri, tradicionalmente o Poder Público pensa em baratear equipamentos por meio de incentivos tributários. A seu ver, porém, podem existir alternativas regulatórias. “Quando a gente pensa em baratear o device, a gente pensa em isenção tributária. Mas queria pedir ao Caram [Vinícius Caram, superintendente da Anatel] analisar como trazer mais competição para esse mercado, como trazer mais fornecedores, para que as forças do mercado façam com que o custo dos aparelhos seja mais acessível e fazer com que essa barreira, que é ter o device, seja superada”, falou o presidente da Anatel.

Uma nova fase na Anatel

Baigorri afirmou que a Anatel de agora deve ser diferente da agência criada há 25 anos, que passou todos esses anos concentrada em ampliar a infraestrutura de telecomunicações no país. Segundo ele, existem 8,5 mil localidades ainda sem rede, mas no resto do país, a maioria da população vive onde há rede. “Para todo o restante da população que já tem conectividade, o desafio [do Poder Público] é outro, é garantir que quem tem o acesso possa efetivamente utilizar o serviço de forma plena e segura”, defendeu.

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Ter um celular é uma das barreiras, falou, daí a preocupação e trazer mais competição e baixar o preço. Outra preocupação, falou, é aumentar o conhecimento das pessoas em relação ao uso da internet. “[A falta de] Letramento digital é a principal razão para alguém não acessar a internet hoje. Isso traz a reflexão de que precisamos sair do modelo de construir redes e levar as pessoas a usar as redes que foram construídas”, finalizou.

O Seminário Conectividade Significativa: Um Novo Desafio para o Brasil acontece no auditório da agência, em Brasília, e vai até amanhã, 26. É organizado conjuntamente pela Anatel e pelo Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Repórter: Telesíntese

Anatel
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