Valor atingiu US$ 15,47 bilhões em meio à recuperação do setor
02/05/2023A Kagan informa que a receita total das estações de rádio
nos Estados Unidos cresceu 4,5%, chegando a US$ 15,47 bilhões em 2022, marcando
outro ano de recuperação. A receita de áudio digital avançou 12% no mesmo
período. Apesar do progresso, o setor ainda está US$ 2,30 bilhões abaixo do
valor registrado em 2019, antes da pandemia. Para 2023, espera-se um
crescimento de 2,8% na receita das rádios, alcançando US$ 15,91 bilhões, antes
de se estabilizar e cair levemente até 2026, à medida que os anúncios migram
gradualmente para o streaming. Esse movimento norte-americano é acompanhado com
atenção pelo mercado local e também por empresas de outros países, como o
Brasil.
No NAB Show 2023, Justin Nielson, analista principal da Kagan, afirmou que o setor sofreu um declínio acentuado em 2020 devido à pandemia, seguido por uma recuperação parcial em 2021 e 2022. Nielson acrescentou que o crescimento deve ser praticamente estável nos próximos anos, com o setor nacional de anúncios enfrentando mais desafios do que o local. Essa situação já foi destacada por outros executivos de rádio durante o NAB Show 2023, ao declararem que as vendas nacionais são sobre áudio e as locais a abordagem é sobre rádio.
A Kagan, que é um grupo de pesquisa de mídia dentro da S&P Global Market Intelligence, estima que, entre 2022 e 2027, o rádio apresentará uma taxa de crescimento anual composta de 1,06%. As regiões do Golfo Central, Meio-Atlântico, Montanhas e Pacífico terão um crescimento mais rápido, enquanto as regiões do Sul Central, Grandes Lagos, Centro-Oeste Superior e Nova Inglaterra terão um crescimento mais lento. Os números do setor incluem receitas de rede, anúncios nacionais, locais, digitais e off-air.
No mercado, Dallas-Ft. Worth, quinto maior dos EUA, lidera o crescimento do rádio, com a expectativa de aumento das receitas das estações de rádio de US$ 306,8 milhões em 2022 para US$ 328,8 milhões em 2027, com uma taxa de crescimento anual de 1,4%. Seattle-Tacoma ocupa a segunda posição, com projeção de aumento de US$ 159,6 milhões para US$ 171,1 milhões no mesmo período, com uma taxa de crescimento anual de 1,39%. Completando os cinco principais mercados de crescimento do rádio de 2022 a 2027 estão Boise, ID (+1,38% CAGR), Salt Lake City-Ogden-Provo (+1,37%) e Atlanta (+1,36%).
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
O relatório da Kagan também analisa os segmentos de áudio digital sustentados por anúncios, como streaming de música, rádio online e podcasts (lembrando que o rádio é o responsável pela maior parcela de consumo nesse tipo de publicidade). As receitas de anúncios desses segmentos cresceram para US$ 4,35 bilhões em 2022, um aumento de 12,0% em relação aos US$ 3,89 bilhões de 2021.
A Kagan projeta que a receita com anúncios em áudio digital aumentará 11% em 2023, alcançando US$ 4,83 bilhões e representando 3,1% da receita total de anúncios online dos EUA. Essa receita inclui plataformas como Spotify e Apple Music, atividades de áudio digital da iHeartMedia, Cumulus Media e outras emissoras de rádio, além de podcasts.
Repórter: TudoRádio