Mapa interativo mostra os municípios que contam com tráfego de dados de quinta geração móvel
12/09/2023Segundo a Anatel, o painel utiliza dados gerados com base nos indicadores do Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), de modo que a indicação da tecnologia ocorre de acordo com a presença do tráfego no município.
Sendo assim, o mapa indica apenas se há presença da tecnologia móvel na cidade, e não efetivamente as áreas de cobertura dentro dos municípios. Além disso, o esquema não leva em conta o licenciamento de estações rádio base (ERBs) – até porque, mesmo licenciadas, as infraestruturas podem não estar em operação.
Cobertura 5G
Os dados mais recentes do mapa interativo são relativos ao mês de junho deste ano. Segundo o gráfico, até o sexto mês de 2023, o tráfego de dados em 5G estava disponível em 172 cidades do País. Líder em acessos móveis, a Vivo também é a operadora com maior presença no que diz respeito à cobertura 5G no território nacional. A marca da Telefónica, até o sexto mês do ano, disponibilizava sinal em 120 cidades.
No mesmo período, a TIM e a Claro estavam bastante próximas, com cobertura 5G ativa em 92 e 90 cidades, respectivamente. A operadora regional Algar, por sua vez, contava com quatro municípios sob o sinal de quinta geração móvel.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Na página da Anatel que reúne os dados da presença da telefonia móvel, também é possível visualizar uma tabela com informações sobre a disponibilização do sinal 5G por operadora e município. Os dados detalhados também estão disponíveis para as gerações móveis antecessoras.
Repórter: Telesíntese