12% das peças inscritas na categoria áudio/rádio são produzidas por IA
21/06/2024A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade de
Cannes, maior premiação da publicidade e comunicação mundial, terminou nesta
sexta-feira (21), na Riviera Francesa. Os 92 Leões conquistados devem manter o
Brasil como terceira maior força do evento, atrás apenas de Estados Unidos e
Reino Unido. A participação brasileira no evento cresceu em relação a 2023.
Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo, o número de peças
publicitárias inscritas passou de 2.037 no ano passado para 2.066 neste ano. Como
de hábito, o Portal AcontecendoAqui fez cobertura especial do evento. A seguir,
alguns insights.
O Brasil emplacou quatro cases na final da categoria com as
agências Africa e Almap BBDO, que tem 19 subcategorias, como: Uso de áudio e rádio como meio e Branded Content/Podcast.
O Brasil faturou Ouro: “UNINTERRUPTAD” – DDB, para Budweiser, Prata: “UNINTERRUPTAD” – DDB, para Budweiser. Bronze: “ROCK DNA” – AlmapBBDO, para Billboard (Rock DNA App)
A equipe
do AcontecendoAqui conversou com dois profissionais de uma das maiores
produtoras de áudio do Brasil: Can.ja, produtora sediada em Curitiba que já
ganhou dezenas de Leões, inclusive um Grand Prix, no Cannes Lions e em
festivais como o D&AD e Clio. Felipe Rezende, Sócio Fundador e Diretor
Musical, e Eduardo Karas, Sócio e Diretor Musical.
Durante a conversa, eles destacaram o uso da inteligência
artificial, que já está presente em 12% das peças inscritas, com tendência de
aumento devido ao uso de ferramentas de vídeo e áudio — refletindo uma mudança
no mercado. Ideias simples trazem emoção e humor através do áudio,
representando uma síntese de criatividade com grande alcance. Eduardo menciona
que já existem campanhas de áudio utilizando inteligência artificial. Embora
ainda não tenham se destacado nesta categoria em Cannes, a tendência é que isso
aumente.
O rádio possui um valor inestimável, sendo um dos meios de comunicação mais antigos e tradicionais. Ele precede o próprio Festival Cannes Lions, e seu caráter clássico e duradouro destaca sua importância contínua na mídia. Mesmo com a evolução tecnológica e a emergência de novas plataformas, o rádio mantém sua relevância. Segundo Eduardo, a simplicidade do áudio permite transmitir emoções e histórias de maneira única e eficaz. A mensagem é clara: inscrevam peças, especialmente agências do Sul, para se encantarem com esta fantástica categoria de comunicação.
A IA surgiu em temas das campanhas premiadas. Isso já estava
sendo uma realidade em 2023; na ocasião, de acordo com Kim Aspeling, diretora
de Produção Criativa da A Million Ads, a Inteligência Artificial é o assunto do
qual todos estavam falando: “(…) em termos de inovação, mas também de uso
prático. Não estamos falando só de narrações ou até mesmo músicas criadas por
IA, mas uma combinação disso”.
Ainda segundo Aspeling, o crescimento está diretamente
relacionado ao pós-COVID: “as pessoas claramente estão procurando pela grande
novidade nos pós-pandemia, e tudo indica que essa novidade é o uso da
Inteligência Artificial como ferramenta da publicidade e do marketing pelo
mundo”.
Para 2024, então, o crescimento da tecnologia em si por trás
do desenvolvimento IA já havia se mostrado considerável. Mesmo usuários leigos
que gostavam de explorar prompts de comando simplificados em ferramentas como
ChatGPT conseguiam perceber claramente uma evolução nos resultados, a ponto,
inclusive, de acender debates éticos sobre o uso da IA.
Em painel de Cannes, a Microsoft destacou que a inteligência
artificial (IA) não substitui a criatividade, mas é uma ferramenta que a amplia.
A discussão foi centrada em como profissionais criativos e marcas devem
utilizar a IA para narrativas em várias plataformas.
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MANEZINHO EM CANNES -
Em uma entrevista exclusiva para o portal AcontecendoAqui, o
criativo catarinense Rafael Ziggy, de Florianópolis, e jurado na categoria
Cannes Entertainment Lions for Sports, compartilha detalhes de sua empolgante
jornada na indústria da publicidade. Ziggy, que iniciou sua carreira como
estagiário de George Peixoto na agência Propague e teve passagens marcantes
pela agência BZZ entre outras, hoje se destaca em um dos maiores festivais de
propaganda do mundo, avaliando campanhas globais de criatividade.
Durante a conversa, Ziggy oferece uma visão abrangente da indústria,
abordando tanto o cenário global quanto o regional. Ele proporciona conselhos
valiosos para as marcas regionais do mercado, destacando como até mesmo as
grandes ideias focadas no mercado local podem alcançar reconhecimento
internacional e ganhar um leão em Cannes.
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Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT C/AcontecendoAqui