Inteligência Artificial é destaque no Festival de Cannes

12% das peças inscritas na categoria áudio/rádio são produzidas por IA

21/06/2024


A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, maior premiação da publicidade e comunicação mundial, terminou nesta sexta-feira (21), na Riviera Francesa. Os 92 Leões conquistados devem manter o Brasil como terceira maior força do evento, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido. A participação brasileira no evento cresceu em relação a 2023. Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo, o número de peças publicitárias inscritas passou de 2.037 no ano passado para 2.066 neste ano. Como de hábito, o Portal AcontecendoAqui fez cobertura especial do evento. A seguir, alguns insights.

 ÁUDIO/RÁDIO -

O Brasil emplacou quatro cases na final da categoria com as agências Africa e Almap BBDO, que tem 19 subcategorias, como: Uso de áudio e rádio como meio e Branded Content/Podcast.
O Brasil faturou Ouro: “UNINTERRUPTAD” – DDB, para Budweiser, Prata: “UNINTERRUPTAD” – DDB, para Budweiser. Bronze: “ROCK DNA” – AlmapBBDO, para Billboard (Rock DNA App)

A equipe do AcontecendoAqui conversou com dois profissionais de uma das maiores produtoras de áudio do Brasil: Can.ja, produtora sediada em Curitiba que já ganhou dezenas de Leões, inclusive um Grand Prix, no Cannes Lions e em festivais como o D&AD e Clio. Felipe Rezende, Sócio Fundador e Diretor Musical, e Eduardo Karas, Sócio e Diretor Musical.

Durante a conversa, eles destacaram o uso da inteligência artificial, que já está presente em 12% das peças inscritas, com tendência de aumento devido ao uso de ferramentas de vídeo e áudio — refletindo uma mudança no mercado. Ideias simples trazem emoção e humor através do áudio, representando uma síntese de criatividade com grande alcance. Eduardo menciona que já existem campanhas de áudio utilizando inteligência artificial. Embora ainda não tenham se destacado nesta categoria em Cannes, a tendência é que isso aumente.

 Qual é o valor absoluto do rádio?

O rádio possui um valor inestimável, sendo um dos meios de comunicação mais antigos e tradicionais. Ele precede o próprio Festival Cannes Lions, e seu caráter clássico e duradouro destaca sua importância contínua na mídia. Mesmo com a evolução tecnológica e a emergência de novas plataformas, o rádio mantém sua relevância. Segundo Eduardo, a simplicidade do áudio permite transmitir emoções e histórias de maneira única e eficaz. A mensagem é clara: inscrevam peças, especialmente agências do Sul, para se encantarem com esta fantástica categoria de comunicação.

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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL -  

A IA surgiu em temas das campanhas premiadas. Isso já estava sendo uma realidade em 2023; na ocasião, de acordo com Kim Aspeling, diretora de Produção Criativa da A Million Ads, a Inteligência Artificial é o assunto do qual todos estavam falando: “(…) em termos de inovação, mas também de uso prático. Não estamos falando só de narrações ou até mesmo músicas criadas por IA, mas uma combinação disso”.

Ainda segundo Aspeling, o crescimento está diretamente relacionado ao pós-COVID: “as pessoas claramente estão procurando pela grande novidade nos pós-pandemia, e tudo indica que essa novidade é o uso da Inteligência Artificial como ferramenta da publicidade e do marketing pelo mundo”.

Para 2024, então, o crescimento da tecnologia em si por trás do desenvolvimento IA já havia se mostrado considerável. Mesmo usuários leigos que gostavam de explorar prompts de comando simplificados em ferramentas como ChatGPT conseguiam perceber claramente uma evolução nos resultados, a ponto, inclusive, de acender debates éticos sobre o uso da IA.

Em painel de Cannes, a Microsoft destacou que a inteligência artificial (IA) não substitui a criatividade, mas é uma ferramenta que a amplia. A discussão foi centrada em como profissionais criativos e marcas devem utilizar a IA para narrativas em várias plataformas.

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MANEZINHO EM CANNES -

Em uma entrevista exclusiva para o portal AcontecendoAqui, o criativo catarinense Rafael Ziggy, de Florianópolis, e jurado na categoria Cannes Entertainment Lions for Sports, compartilha detalhes de sua empolgante jornada na indústria da publicidade. Ziggy, que iniciou sua carreira como estagiário de George Peixoto na agência Propague e teve passagens marcantes pela agência BZZ entre outras, hoje se destaca em um dos maiores festivais de propaganda do mundo, avaliando campanhas globais de criatividade.

Durante a conversa, Ziggy oferece uma visão abrangente da indústria, abordando tanto o cenário global quanto o regional. Ele proporciona conselhos valiosos para as marcas regionais do mercado, destacando como até mesmo as grandes ideias focadas no mercado local podem alcançar reconhecimento internacional e ganhar um leão em Cannes.

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Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT C/AcontecendoAqui

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