Executivos do setor automotivo e da radiodifusão reforçam importância do rádio para o setor automotivo

O debate foi destaque no evento WorldDAB Automotive 2024

09/07/2024



Em junho, o evento anual WorldDAB Automotive 2024 reuniu mais de 300 executivos dos setores automotivo e de radiodifusão em Praga, destacando a importância do rádio nos carros. De acordo com executivos do setor, manter a relevância do rádio nos painéis dos carros é vital para a coesão social e para a saúde econômica contínua da indústria de rádio. Essa visão é discutida inclusive fora da zona de operação do DAB+, o formato de rádio digital adotado por países europeus. O tudoradio.com acompanha essa discussão sobre a importância de manter uma boa experiência do rádio nos novos dispositivos, sejam eles automotivos ou móveis, como smartphones e caixas de som inteligentes.

No evento realizado em Praga, Jacqueline Bierhorst, presidente da WorldDAB, pediu colaboração contínua para garantir a presença do rádio DAB+ nos veículos. Esse apelo é comum ao que é falado nos EUA pela NAB e também no Brasil, onde o setor está atento à manutenção do acesso fácil à recepção de rádio terrestre, seja ela digital ou analógica.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Diversos palestrantes, incluindo representantes da EBU e NAB, discutiram a expansão global do DAB+, com novos desenvolvimentos na Áustria, Espanha e Suíça. Frank Nowack, da Ford, afirmou que o rádio de transmissão continuará nos sistemas de entretenimento dos veículos, com melhorias proporcionadas pelos serviços online, pensando em soluções híbridas. Roger Lanctot incentivou os radiodifusores a reimaginar o rádio como uma experiência visual e interativa, considerando a evolução das telas dos receptores.

O DAB chama a atenção pela quantidade de oferta de canais para os ouvintes, seu modo de organização (como canais de áudio, sem mostrar frequências de radiodifusão, como já destacado pelo tudoradio.com no artigo “O rádio de carro sem dial FM”) e sua rápida adoção no bloco europeu, onde já aparece como a principal forma de se ouvir rádio em localidades como o Reino Unido, por exemplo.

Durante a WorldDAB Automotive 2024, ocorreu o painel "Reforçando a dominância do rádio de transmissão no painel com DAB+", que contou com a participação de Corinna Drumm, diretora-geral da Associação de Emissoras Privadas da Áustria (VÖP), e Javier Sanchez, chefe de estratégia do Centro de Inovação da Radio Televisión Española (RTVE). Eles conversaram com Hanns Wolter, diretor técnico da DAB Itália e presidente do Comitê de Implementação de Espectro e Rede da WorldDAB.

Segundo Drumm, “o rádio é o meio que oferece o acesso mais fácil, não apenas ao entretenimento, mas também à informação.” Em seus comentários, ela destacou que o rádio é o meio mais confiável na sociedade. “Juntamente com a TV, é a fonte de notícias mais usada,” disse Drumm. “Isso destaca o papel do rádio em nossas sociedades democráticas, e acho que precisamos estar realmente cientes disso. Não se trata apenas de negócios; não se trata apenas de hábitos e expectativas de escuta; trata-se também de coesão social e nossa estabilidade democrática.”

Ao se referir aos críticos que presumem que o rádio é apenas uma fonte de música, Drumm fala sobre a versatilidade do meio. “75% das pessoas na Áustria ouvem rádio todos os dias, e o tempo médio de uso é de quase três horas e meia,” disse ela. “Isso faz com que as pessoas tenham acesso às notícias várias vezes ao dia. Portanto, acho que, para nossa sociedade democrática, que está atualmente ameaçada por plataformas que disseminam desinformação, isso torna o papel do rádio ainda mais importante do que antes.”

Drumm também afirmou que o rádio é superior ao streaming devido à sua maior cobertura terrestre (em comparação com os serviços de dados sem fio) e à ausência de custo para o ouvinte no carro. “Você não pode ter certeza de que terá cobertura de streaming onde quer que vá, especialmente fora das áreas urbanas,” disse Drumm. “Também há a questão do custo. Se você tiver sorte, não terá que pagar como motorista pelos dados que usa, mas isso pode facilmente mudar.”

Se a dominância do rádio no painel é boa para a sociedade e para os ouvintes, também é vital para a indústria de rádio. Em seus comentários, Sanchez afirmou que manter o rádio no painel dos carros é essencial para a saúde da indústria. “Se o rádio sair do carro, o rádio [como negócio] desaparecerá diretamente,” alertou ele. “Por exemplo, para o setor comercial na Espanha, as receitas de publicidade diminuirão drasticamente se não estiverem no carro.

Drumm afirmou que o rádio de transmissão via ondas terrestres no carro continua sendo um meio mais fácil de usar do que o áudio em streaming, o que ainda importa para muitos motoristas. “É simples,” disse ela. “Você não precisa navegar por algumas plataformas, onde não encontra sua estação, e acaba na estação errada com o nome certo, mas no destino errado e assim por diante. Com o rádio, você só aperta 'Rádio' e lá está sua escolha de rádio.”

Repórter: TudoRádio

Últimas notícias