O estudo considera a confiança de consumidores em relação a informações sobre as eleições
16/07/2024
Em um momento em que a confiança na informação é crucial, a radiodifusão se consolida como uma fonte essencial de notícias e orientações.
Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Swing State Project, 56% dos entrevistados nos Estados Unidos consideram o rádio a fonte mais confiável para informações sobre as eleições, superando jornais (50%), podcasts (38%) e redes sociais (25%).
O presidente do SindiRádio (Sindicato das empresas de Rádio e Tv do RS), Roberto Cervo Melão, ressalta a relevância desses dados para o contexto brasileiro, especialmente com a proximidade das eleições. “O rádio e a TV aberta são pilares da comunicação confiável, fundamentais para a democracia e para o exercício da cidadania. A confiança depositada pelo público reflete o comprometimento dos profissionais da radiodifusão com a veracidade e a imparcialidade das informações”, afirma Melão.
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Durante as recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a importância do rádio foi ainda mais evidente. Em muitas regiões, o rádio de pilha foi o único meio de comunicação disponível, garantindo que informações fundamentais chegassem às pessoas, mesmo onde a luz e o sinal de internet haviam sido interrompidos. “Essa capacidade de superar barreiras tecnológicas e geográficas mostra o valor incomparável do rádio”, acrescenta Melão.
Além disso, um levantamento realizado pela Statista, renomada empresa alemã de estatísticas, destaca que o Brasil está entre os países que menos desconfiam da mídia. Conforme a pesquisa, 86% dos entrevistados afirmam confiar na mídia tradicional brasileira. “Esse índice reflete a credibilidade conquistada pelos veículos de comunicação ao longo dos anos”, destaca Melão.
“Nesse contexto, o compromisso do SindiRádio é continuar auxiliando para uma radiodifusão de qualidade, que atenda às necessidades informativas e de segurança da população”, conclui o presidente do SindiRádio.
Repórter: Acontecendo Aqui