Duas das novas emissoras são catarinenses
24/07/2024
A rádio FM oferece várias vantagens em relação a outros meios de comunicação, como a qualidade de som superior, a cobertura de sinal mais ampla e a capacidade de transmitir informações em tempo real. Além disso, as estações de rádio FM são facilmente acessíveis em dispositivos como rádios de carro, aparelhos de som domésticos e smartphones, tornando-as uma opção conveniente para os ouvintes em movimento.
As emissoras podem possuir caráter comercial, educativo ou comunitário, a depender da finalidade a que se destinam e do processo de obtenção de outorga a que se subordinaram.
De janeiro a maio deste ano, o Ministério das Comunicações autorizou o funcionamento de 11 novas rádios comerciais no país, sendo quatro no estado do Rio de Janeiro, três em São Paulo e duas em Santa Catarina. Já Goiás e Mato Grosso do Sul contaram com uma autorização de rádio comercial para cada um.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
“A radiodifusão é um mecanismo de participação social fundamental e está entre as nossas prioridades. Vamos continuar apoiando as entidades e emissoras na execução desses serviços”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
As transmissões FM, que utilizam a faixa de frequência de 76 MHz a 108 MHz, possuem qualidade de áudio mais clara e livre de interferências, quando comparadas ao rádio AM – o que possibilita acesso integral à programação das rádios, independente do caráter: comercial, educativo e comunitário, por exemplo.
Repórter: MCom