58% desse valor foi direcionado para televisão
08/10/2024
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Entre janeiro e agosto deste ano, os sites de apostas investiram expressivos R$ 2,3 bilhões em compra de mídia no Brasil, conforme dados da Kantar Ibope Media – Advertising Insights, divulgados pelo portal Meio & Mensagem. Esse valor foi distribuído entre 219 anunciantes e direcionado principalmente para TV (58% do total) e plataformas digitais (42%). Os números incluem os descontos aplicados por meio de comunicação, reforçando o peso desse segmento no cenário publicitário nacional. O montante investido pelos sites de apostas nos primeiros oito meses de 2023 representa 5% do total destinado à compra de mídia pelos 300 maiores anunciantes do país em todos os meios.
Esse desempenho coloca o setor de apostas como um dos principais investidores em mídia no Brasil, consolidando sua importância no mercado. No entanto, o setor está em fase final de regulamentação, o que trará mudanças significativas para as empresas do ramo. A partir desta sexta-feira, 11 de outubro, apenas os sites de apostas que já fizeram o pedido de outorga para operar sob as novas regras, previstas para entrarem em vigor em 1º de janeiro de 2025, poderão continuar suas atividades.
O processo de regulamentação envolve uma triagem rigorosa das empresas que desejam continuar operando legalmente no país. Até a última semana, o Ministério da Fazenda informou que 93 empresas e 205 marcas já estavam autorizadas a operar em território nacional, enquanto 18 empresas receberam autorização para atuar em âmbito estadual. Em contrapartida, estima-se que cerca de dois mil sites de apostas serão retirados do ar com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como parte das ações do governo para garantir o cumprimento das novas normas.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Além da obrigatoriedade da outorga, a regulamentação das apostas esportivas também visa trazer maior transparência ao setor, inclusive em relação à publicidade. A partir de 2025, todas as propagandas de sites de apostas deverão exibir o número de outorga como parte das exigências para a veiculação, reforçando o compromisso com as regras estabelecidas e com a proteção dos consumidores. Esse movimento é parte dos esforços do governo para controlar a expansão do mercado de apostas no Brasil e garantir que apenas empresas devidamente regulamentadas operem no país, evitando possíveis irregularidades.
O setor de rádio e TV no Brasil não veiculará propagandas de sites de apostas irregulares, segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT). A decisão foi discutida em uma reunião entre a ABERT e o Ministério da Fazenda. Até dezembro, o governo avaliará pedidos de regularização dos sites de apostas, que devem pagar R$ 30 milhões por uma licença de cinco anos. Empresas não regularizadas serão multadas em até R$ 2 bilhões, e sites ilegais serão retirados do ar com o apoio da Anatel.
O tema também foi assunto do podcast Radio On, no final de setembro. Assista abaixo o bate-papo, que visa orientar as emissoras de rádio neste cenário.
Repórter: TudoRádio