Data é comemorada em Santa Catarina desde 2020
13/12/2024Foto: Roque de Sá/Agência Senado
A Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal aprovou na terça-feira (10), o PL 2.469/2022, do Poder Executivo, que propõe o dia 25 de setembro como Dia Nacional do Rádio. O texto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, foi relatado pelo senador Wilder Morais (PL-GO) e segue para sanção presidencial.
De acordo com a justificativa do projeto, a data escolhida refere-se ao aniversário de nascimento de Edgar Roquette-Pinto, médico, professor e antropólogo carioca que desempenhou importante papel na implantação e na disseminação do rádio no país. Considerado o “Pai da radiodifusão no Brasil”, Roquette-Pinto fundou, em 1923, a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC, voltada a divulgar notícias e veicular uma programação cultural.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
O relatório, lido na comissão pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), reconheceu a importância histórica desse pioneiro para o surgimento da radiodifusão no Brasil. “Ao se instituir a data de 25 de setembro como o Dia Nacional do Rádio, celebra-se a contribuição inestimável de Roquette-Pinto para a comunicação, e a capacidade transformadora do rádio na vida de milhões de brasileiros”, reforçou Pontes.
Vale ressaltar que a data já é comemorada como o Dia do Rádio. Com a aprovação do projeto, a data passa a ser instituída por meio de lei, tornando oficiais as comemorações ao meio de comunicação.
Em Santa Catarina, a data é comemorada desde 2020, quando a Alesc criou a Semana Estadual do Rádio. A comemoração ocorre durante a semana do dia 25 de setembro. A ACAERT mobiliza emissoras e a população geral em torno da celebração com diversas campanhas desde 2021. Em 2024, a entidade promoveu ações como veiculação de spots, VTs, vídeos para as redes, testemunhais e o concurso VcPodeCast.
Repórter: TudoRádio