O meio segue mostrando sua resiliência frente à situações de desastre natural
16/01/2025Os incêndios florestais que continuam a devastar partes de Los Angeles têm evidenciado mais uma vez a resiliência do rádio como um meio de comunicação essencial em situações de desastre natural. Apesar dos riscos e da proximidade das chamas com o parque de transmissão no Monte Wilson, nenhuma estação de rádio foi retirada do ar. A Federal Communications Commission (FCC) informou que equipes especializadas em espectro foram deslocadas para a região a pedido de autoridades estaduais e da FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências) para avaliar o impacto nos sistemas de comunicação. Com a possibilidade de ventos fortes alimentarem os incêndios ainda ativos até amanhã (15), as emissoras de rádio e as autoridades seguem em alerta máximo para auxiliar a população local.
Jessica Rosenworcel, presidente da FCC, afirmou que a agência está conduzindo uma análise das comunicações celulares no condado de Los Angeles, especialmente nas áreas montanhosas e remotas onde as torres de celular estão localizadas. "Esses dados ajudam a identificar lacunas na comunicação, direcionando ações de resposta emergencial e apontando onde há necessidade de ativos adicionais de comunicação", explicou Rosenworcel. Ela também destacou que autorizações temporárias especiais foram emitidas para manter os serviços operacionais. "Embora os apagões de comunicação sejam mínimos, a FCC continuará monitorando a situação e fazendo tudo o que for possível para garantir que os moradores e equipes de emergência possam se comunicar e se manter informados durante esta crise", concluiu.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Problemas com alertas de emergência
Os incêndios também evidenciaram falhas no sistema de alertas de emergência por celular. Um alerta de evacuação foi enviado por engano para quase 10 milhões de pessoas no condado de Los Angeles, incluindo moradores de áreas vizinhas. A FCC está investigando a causa do problema e identificou que ecos desses alertas errôneos continuaram a ser recebidos por celulares em várias partes do condado. A falha parece estar relacionada aos impactos dos incêndios nas torres de comunicação e em sistemas de telecomunicação.
Um fornecedor de software que trabalha com o condado afirmou ter implementado salvaguardas em seus sistemas para evitar que esses erros voltem a ocorrer. "Enquanto trabalhamos para resolver esses problemas e desenvolver soluções, queremos reforçar que os alertas de emergência por celular são apenas uma parte do sistema de notificação emergencial integrado do condado", declarou a administração local em nota.
Apesar da gravidade da situação, o alcance limitado dos incêndios florestais não levou a FCC a ativar o Sistema de Relatório de Informações de Desastres (DIRS).
Monte Wilson: um ponto crítico protegido
Na última semana, a situação foi crítica no Monte Wilson, onde estão localizadas torres de transmissão de pelo menos dez estações de rádio de Los Angeles, além de emissoras de televisão e infraestrutura de telecomunicações essenciais. O Eaton Fire chegou a avançar perigosamente próximo ao topo da montanha, mas equipes de combate ao fogo conseguiram conter as chamas com o uso de queimadas controladas.
Entre as estações com torres no Monte Wilson estão a Go Country 105 (KKGO-FM 105.1), da Mount Wilson FM Broadcasters; as estações da iHeartMedia, incluindo Real 92.3 (KRRL-FM), KIIS-FM (102.7), KOST (103.5) e 104.3 My FM (KBIG); e as da Audacy, como 93.1 Jack FM (KCBS-FM), 94.7 The Wave (KTWV) e K-Earth 101 FM 101.9 (KRTH). Além disso, emissoras como a KPCC-FM (89.3), do Pasadena Area Community College, e a K-Love (KKLQ 100.3), da Educational Media Foundation, também possuem infraestrutura na área.
A capacidade de resposta das equipes e a robustez do rádio têm sido cruciais para manter a população informada, reforçando o papel essencial desse meio de comunicação em momentos de crise.
Repórter: TudoRádio