Companhia anunciou sua negociação com o fundo de investimentos H.I.G. Capital
21/01/2025
A Kantar Group anunciou que venderá a Kantar Media ao fundo
de private equity H.I.G. Capital pelo valor de US$ 1 bilhão. A conclusão da
negociação ainda depende da aprovação dos órgãos regulatórios. A venda da unidade de Mídia da Kantar era esperada desde que
a Kantar Group a separou em uma divisão operacional independente, em 2023. A Kantar Group tem como principal dona a Bain Capital e o
WPP é dono de 40% de participação na companhia.
A Kantar Media atua em mais de 60 países, sendo a principal
concorrente da Nielsen, fora dos Estados Unidos, no cenário de medição de audiência
de televisão. A empresa entrou na área de mensuração cross plataformas nos
Estados Unidos e fez um acordo para construir um painel de audiência a fim de
facilitar o trabalho da Association of National Advertisers, no ano passado.
O esforço, que até agora tem a colaboração das principais
plataformas digitais, como Google, Meta, Amazon e TitTok se assemelha ao
esforço feito pela World Federation of Advertisers, no Reino Unido, com a
plataforma Origin. Por lá, a Kantar atua como fornecedora de medição de
audiência televisiva por meio do grupo industrial chamado BARB. Mesmo com a negociação, Patrick Behar continuará no cargo de
CEO da Kantar Media, de acordo com o revelado pela empresa, em comunicado.
“Essa transação nos dará recursos e apoio para acelerar
nossa trajetória futura de crescimento e fortalecer nossa posição como líder
global em análises de audiência e mídia”, declarou Behar, no texto.