RÁDIO NO MUNDO: Consumo de áudio digital cresce nos EUA e traz oportunidades para AM/FM

Pesquisa revela que 79% dos estadunidenses com mais de 12 anos são consumidores desse formato de mídia

27/03/2025


Se tem algo que está em expansão no universo de consumo de mídia é o áudio digital. Essa afirmação é reforçada no mais recente estudo The Infinite Dial 2025, da Edison Research, que mostra uma expansão generalizada desse formato de mídia nos Estados Unidos, algo que também é captado pelo radar de diferentes pesquisas do gênero ao redor do planeta. No caso de lá, já são 228 milhões de americanos ouvindo áudio digital todos os meses, o que representa 79% da população a partir de 12 anos. Para se ter uma ideia comparativa, em 2015, o áudio online era consumido por 53% da população. Isso traz oportunidades e também desafios ao mercado de rádio.  

O principal desafio do rádio, no caso dos EUA, mas que também impacta outros mercados como o Brasil, está na crescente digitalização dos carros, ambiente dominado pelo setor. Cada vez mais os automóveis estão conectados, impulsionando o consumo de áudio digital. Cresce a adoção de sistemas como CarPlay e Android Auto por parte dos ouvintes, algo que pode impactar o consumo de rádio AM/FM nesses ambientes, mas também abre oportunidades para o crescimento do streaming de rádio através de superapps e agregadores que estão presentes nesses sistemas.  

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Em casa e em outros locais, dispositivos como smartphones (262 milhões de americanos com 12 anos ou mais possuem um, lembrando que esse número também é crescente no Brasil), smartwatches (78 milhões), smart speakers (101 milhões de americanos possuem um, com leve crescimento desde 2023), fones de ouvido bluetooth (170 milhões) e smart TVs (75% dos lares possuem pelo menos uma) estão impulsionando o consumo de conteúdos digitais, como o áudio online.  

Números de maior interesse do setor de rádio

O The Infinite Dial 2025 indica que a audiência mensal de áudio digital está em 228 milhões de americanos, sendo que esse valor é um recorde histórico. No recorte semanal, o levantamento aponta que 210 milhões de americanos ouviram áudio online na última semana.  

No caso do consumo de áudio online fora do carro, dispositivos como smartphones e smart speakers tendem a puxar o formato para cima, auxiliando diretamente no fortalecimento do streaming de rádio. Tanto que não é incomum que o setor busque impulsionar e facilitar o consumo de streaming de rádio nesses dispositivos, visando maior simplicidade no acesso, já que a base desses aparelhos na população é praticamente hegemônica no caso dos celulares. Tanto que aplicativos agregadores como iHeartRadio implementaram funções que se assemelham ao uso do rádio tradicional, algo que também já ocorre no Brasil com o APP Tudo Rádio, que está em expansão. 

Novamente sobre os dados do The Infinite Dial, as plataformas mais conhecidas pelo público são Spotify (87%), Pandora (85%), Apple Music, Amazon Music e YouTube Music (77%). O agregador mais conhecido por lá é o iHeartRadio, também com 77%. Já as plataformas mais usadas no último mês foram Spotify (35%), YouTube Music (28%) e Pandora (17%).  

No caso dos podcasts, o formato também está crescendo, com 245 milhões de americanos conhecendo esse tipo de mídia. Quando é analisado o consumo, 202 milhões já ouviram um podcast, e 158 milhões o fazem mensalmente. Sobre os formatos entre áudio e vídeo, 70% dos americanos ouviram podcasts, enquanto 51% assistiram a podcasts em vídeo.  

Liderança nos carros  

O rádio segue com uma base forte de consumo nos automóveis norte-americanos e, mais recentemente, foi divulgada uma pesquisa da própria Edison Research que mostra a retomada dessa audiência para um nível pré-pandemia de covid-19, fato que havia alterado a rotina dos deslocamentos nos últimos quatro anos. Com isso, o rádio segue hegemônico nesse ambiente, com 74% do total de consumo, mas já começa a dividir um pouco mais do tempo com o áudio online (55%, que também contempla o streaming) e os podcasts (31%).  

A pesquisa indica uma maior integração digital nos carros, ambiente que hoje já conta com 40% dos veículos oferecendo Apple CarPlay ou Android Auto. Para se ter ideia desse rápido avanço, o percentual em 2023 era de 26%, avançando para 32% em 2024 e agora está em 40%.  

No caso do uso desses sistemas que espelham o celular no multimídia dos automóveis, o Apple CarPlay era utilizado por 16% dos motoristas e caronas em 2024 e agora saltou para 22% em 2025. Já o Android Auto foi de 10% para 13% em apenas um ano. A utilização de pelo menos um dos dois sistemas operacionais foi de 24% em 2024 para 33% em 2025.  

Aqui, novamente, surgem desafios e oportunidades para o rádio. Se há uma crescente busca por áudio digital nos automóveis, é possível facilitar e melhorar a experiência do streaming de rádio nesses ambientes, com o surgimento de agregadores adaptados para esse uso, caso do iHeartRadio e Audacy nos EUA e do próprio APP Tudo Rádio no Brasil. A possibilidade de maior integração com o hardware dos automóveis, que permitiria o acesso nativo ao dial de rádio AM/FM através desses sistemas, também pode beneficiar o rádio nesses ambientes. Outro ponto importante e que pode ser favorável é o crescimento de receptores de rádio híbridos, cada vez mais presentes no mundo.

O The Infinite Dial 2025 foi conduzido pela Edison Research, sendo uma pesquisa nacional com 5.020 pessoas com 12 anos ou mais. Foram 1.006 entrevistas realizadas por telefone e 4.014 aplicadas online. O estudo foi disponibilizado em inglês e espanhol, e os dados foram ajustados para representar a população dos Estados Unidos nessa faixa etária. A pesquisa teve os apoios da Audacy, Cumulus Media, e SiriusXM Media.

Repórter: TudoRádio

RÁDIO NO MUNDO
Últimas notícias