Rádio no mundo: Digital ganha força e impulsiona receita recorde na indústria dos EUA

Segundo relatório, o meio digital representa quase um quarto da receita total média de uma emissora

02/04/2025


O mais recente relatório anual de benchmarking digital do RAB e Borrell Associates revela que as receitas digitais da indústria de rádio no mercado americano atingiram um novo recorde e alcançaram US$ 2,1 bilhões no ano passado. Agora, a receita digital representa quase um quarto da receita total média de uma estação de rádio.

“Estamos orgulhosos do nosso compromisso contínuo em fornecer esses insights importantes para a indústria do rádio”, disse Mike Hulvey, presidente e CEO da RAB, em um comunicado. “Existem muitas oportunidades de receita para as empresas de rádio e seus vendedores. À medida que o rádio continua a diversificar e fortalecer seu portfólio de serviços, os ganhos de receita são possíveis além da publicidade tradicional no rádio.”

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail


“Este relatório oferece insights essenciais para os radiodifusores, destacando o papel crescente do digital na geração de receita e nos resultados dos anunciantes, fortalecendo a publicidade local”, acrescentou Jimshade Chaudhari, CEO da Marketron, patrocinadora do estudo. “A perspectiva local torna essas descobertas especialmente relevantes, mostrando onde as estações podem capitalizar novas oportunidades. Estamos otimistas de que as empresas locais estão investindo mais de seus recursos com as empresas de rádio e estamos comprometidos em ajudar as estações a evoluir, competir e transformar o crescimento em lucratividade duradoura.”

O crescimento digital continua ganhando força, diz o relatório, com uma expectativa adicional de US$ 206 milhões em vendas digitais para o ano atual. Isso representaria um aumento de 9,7%. O vídeo em streaming está impulsionando os ganhos e já superou o áudio em streaming como o principal produto digital do rádio.

“Ainda estamos vendo efeitos positivos da pandemia de 2020, quando as estações de rádio intensificaram suas iniciativas digitais”, diz Gordon Borrell, CEO da Borrell Associates. “As estações estão adotando soluções digitais, treinando equipes de vendas e adotando estratégias multiplataforma para competir em um cenário publicitário em evolução.”

De acordo com o relatório, os profissionais de marketing estão cada vez mais ansiosos para encontrar soluções multiplataforma, com mídia social, marketing em mecanismos de busca (SEM) e vídeo em streaming ainda sendo os principais investimentos – com 60% dos compradores de rádio planejando aumentar os gastos com anúncios digitais este ano.

“À medida que a concorrência com TV, jornais e plataformas de streaming se intensifica”, diz o comunicado de imprensa, “o relatório incentiva as estações de rádio a repensarem seus planos digitais. Com dois terços dos anunciantes locais ainda não comprando produtos digitais das estações de rádio, as oportunidades de crescimento permanecem substanciais.”

Repórter: ZYDigital/Inside Radio

Últimas notícias