Ferramentas com IA, pixels e audiências preditivas posicionam áudio como canal estratégico e eficiente
09/06/2025A Audacy publicou o “State of Audio – Modern Measurement Playbook”, um estudo que aborda a crescente importância e as novas capacidades de medição no marketing de áudio em um contexto em que os CMOs estão sob pressão constante para demonstrar ROI e atribuição.
O estudo explora as diferentes métricas e ferramentas para avaliar o impacto das campanhas de áudio em várias fases do funil de marketing, como Brand Lift, Web Lift, conversão web, tráfego em lojas físicas, vendas no varejo e downloads de aplicativos. O texto também oferece estratégias para otimizar campanhas, como a importância da medição em tempo real, a superioridade dos pixels sobre códigos promocionais para capturar conversões completas, e o efeito sinérgico de combinar rádio tradicional e áudio digital. Por fim, aponta para o futuro da medição de áudio, impulsionado por inovações como atribuição com IA e audiências preditivas.
O mais importante é que o áudio se tornou mais mensurável do que nunca. Relatórios de conversão, antes típicos da mídia digital, estão se consolidando como padrão também para os anunciantes de áudio – o que torna a atribuição entre dispositivos e a medição do retorno sobre o investimento (ROI) muito mais claras. A seguir, apresentamos os principais conceitos e casos de uso da mensuração do áudio apontados pela Audacy.
O que pode ser mensurado em áudio
As campanhas de áudio são ativadas para alcançar objetivos em todas as fases do funil de marketing. Seja buscando aumentar o reconhecimento da marca (topo do funil), direcionar clientes para o site (meio do funil) ou gerar vendas (fundo do funil), é crucial ter KPIs adaptados aos seus objetivos específicos. A mensuração em áudio funciona para cada etapa do funil.
Uma estratégia de mensuração alinhada aos objetivos da campanha fornece os insights necessários para vincular diretamente o gasto de mídia aos resultados de negócio.
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As capacidades de mensuração para plataformas de áudio incluem:
Os resultados demonstram o poder do rádio e do streaming de áudio não apenas para reconhecimento de marca (brand awareness), mas também para resultados de negócio reais.
Maximizando o ROI com insights de áudio
A mensuração é apenas uma parte do processo. A outra metade consiste em utilizar os insights obtidos para promover melhorias e otimizar a campanha e o ROI. A Audacy propõe oito estratégias eficazes para isto:
O áudio entrega resultados sólidos em todas as etapas do funil e supera outras mídias em conversão: é 55% mais eficaz que anúncios em vídeo, 28% melhor que busca e 13% superior às redes sociais. Comparar esses dados ajuda a entender o verdadeiro impacto do canal.
Além de gerar resultados próprios, o áudio potencializa o impacto de outras mídias. Ele cria vínculos emocionais com o público, preparando o terreno para futuras interações com a marca em outros pontos de contato. Estima-se que o áudio possa aumentar em até 20% o volume de buscas na mesma semana da exposição.
Campanhas de áudio permitem ajustes em tempo real com base em insights coletados durante o flight. Testes criativos pré-campanha ajudam a refinar a mensagem e análises com a campanha em curso orientam a realocação de verbas por formato, canal, público ou horário.
Na mensuração de podcasts, pixels são mais eficazes que códigos promocionais ou URLs personalizadas, que capturam menos de 13% das visitas geradas. Já os pixels rastreiam 100% das conversões de ouvintes expostos, com atribuição completa ao longo do funil e dados acionáveis.
A mensuração em áudio é resultado de tecnologia e esforço colaborativo. As abordagens mais usadas incluem Brand Lift, pixel tracking, análise de timestamp (conectando rádio à resposta) e estudos de incrementalidade (provando a contribuição única do áudio). Soluções avançadas também integram dados de identidade, permitindo rastrear conversões entre diferentes dispositivos.
O impacto do áudio não é imediato: só 8% ocorre nos primeiros 20 minutos após a exposição. A maior parte se acumula com o tempo, por isso é fundamental adotar janelas de atribuição mais longas – 30 dias para campanhas em geral e até 12 semanas para decisões de compra de alta consideração (aquelas que envolvem decisão mais demorada e criteriosa por parte do consumidor) ou B2B.
Uma estratégia “Áudio Total”, que une o rádio tradicional AM/FM (OTA) e o áudio digital, amplia o alcance e reforça a lembrança da marca. Ouvintes que consomem áudio em múltiplas plataformas têm o dobro de propensão a comprar após ouvir um anúncio.
A coleta de dados de mensuração só é útil quando aplicada às estratégias. Um caso real mostrou que, ao interromper anúncios em rádio, uma rede de fast food viu uma queda brusca nas visitas — evidência direta do impacto do áudio no comportamento do consumidor.
Inovação e o futuro da mensuração em áudio
Apesar de muitos anunciantes ainda estarem em curva de aprendizado com as ferramentas de mensuração de áudio (apenas 31% dizem entender “muito bem” as ferramentas disponíveis), a inovação continua avançando. As novidades incluem:
O estudo da Audacy pode ser baixado aqui.
Repórter: ZYDigital