Pesquisa indica que mídias tradicionais aumentam a credibilidade de recomendações feitas por ferramentas como ChatGPT
17/07/2025Um levantamento realizado pela Audacy indicou que, embora a inteligência artificial esteja cada vez mais presente na tomada de decisões dos consumidores norte-americanos, ainda há um fator determinante que limita sua influência direta: a confiança. Segundo a pesquisa, esse é um ponto em que mídias tradicionais, como o rádio e a televisão, podem exercer um papel fundamental.
De acordo com o estudo, 68% dos entrevistados nos Estados Unidos utilizam ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT e o Gemini, sendo que 72% fazem uso desses recursos pelo menos uma vez por semana. A principal finalidade é obter respostas rápidas (61%), mas também há um uso significativo para pesquisas de produtos e serviços (43%).
Apesar disso, apenas 33% afirmaram já ter considerado ou efetivado uma compra com base em recomendações feitas por IA. É justamente nesse ponto que, segundo a Audacy, se evidencia uma lacuna de confiança nas sugestões oferecidas por essas plataformas.
A pesquisa buscou entender o que poderia aumentar essa confiança. Mais de 80% dos participantes afirmaram que a presença de recomendações semelhantes veiculadas no rádio e na televisão elevam a credibilidade de uma marca ou negócio. Em seguida, aparecem o vídeo sob demanda, os podcasts e as redes sociais.
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O relatório resume: “A IA apresenta, o rádio tranquiliza”
A pesquisa também revelou que os consumidores estão abertos a utilizar a inteligência artificial como ferramenta de apoio, especialmente em decisões importantes. Entre os exemplos citados, 83% considerariam o uso de IA para planejar viagens e férias, enquanto 82% recorreriam à tecnologia para escolhas ligadas a eletrônicos, eletrodomésticos e móveis.
A conclusão da Audacy é que o papel da IA, ao menos por enquanto, parece mais voltado a “ajudar, e não vender”. “Os consumidores estão fazendo pesquisas extensas com IA antes de se engajarem com empresas”, destaca o levantamento.
O estudo foi realizado por meio da plataforma Suzy Insights e ouviu cerca de mil adultos nos Estados Unidos entre os dias 30 de junho e 2 de julho.
E por qual razão olhar para lá fora?
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Repórter: TudoRádio