Credibilidade dos veículos é uma das causas apontadas pelos entrevistados
05/08/2025Quem nunca decidiu onde passar as férias e encontrar opções de hospedagem e de lazer após ser impactado por alguma propaganda ou programação de rádio e televisão? Pesquisa do Instituto Mapa, realizada em dezembro do ano passado, revela esse comportamento direto.
De acordo com o levantamento, 40% dos ouvintes regulares de rádio afirmaram já terem decidido seu destino de viagem, hospedagem ou atividade turística com base em reportagens, programas especiais ou entrevistas.
Além disso, 19% dos ouvintes buscaram mais informações online após ouvir conteúdos sobre viagens no rádio, sendo os anúncios e promoções os formatos que mais chamam a atenção. E o mesmo percentual de entrevistados afirmou que algum comercial no rádio já influenciou sua decisão de destino, hotel ou atividade turística.
Os números também são relevantes no meio televisão. A pesquisa mostra que 41% dos entrevistados já foram influenciados por conteúdos televisivos – como reportagens, novelas ou entrevistas – na hora de escolher um destino ou serviço turístico. Os comerciais também exercem papel importante: 30% já tomaram decisões com base em propagandas na TV, e mais da metade (54%) disseram ter pesquisado na internet após ver conteúdos sobre turismo.
A pesquisa do Mapa mostrou que 51% dos entrevistados têm como destino o próprio estado de Santa Catarina nas próximas férias. Neste aspecto, como dois veículos fundamentais da mídia regional, o impacto da programação do rádio e da tv catarinenses é maior ainda.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
De acordo com estudo do Kantar Ibope, encomendado pela ACAERT, oito em cada dez catarinenses ouvem rádio regularmente, e 65% confiam nos comerciais veiculados nesse meio. Mais do que isso, 63% consideram a propaganda no rádio mais confiável do que na internet, e os locutores são percebidos como verdadeiros influenciadores.
Um outro levantamento da Kantar ressalta que a televisão aberta continua com forte penetração: 77% dos telespectadores dedicam até três horas por dia à TV, com 51% preferindo conteúdos regionais. Em Santa Catarina, a programação televisiva alcança 7,8 milhões de pessoas.
Confiável – Mais números confirmam a credibilidade como uma das grandes características dos dois veículos. A pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência destaca que a tv lidera o quesito credibilidade com 42,50% e o rádio vem em seguida com 38%.
A confiança depositada nos meios tradicionais se traduz em uma oportunidade estratégica para o setor de turismo e publicidade. O rádio e a TV se destacam não apenas pela sua alta credibilidade, mas também pela capacidade de gerar interesse, engajamento e ação imediata entre os consumidores.
Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT