Rádios comerciais batem recorde de audiência
03/09/2025O rádio está consolidado como um dos principais meios de
comunicação e entretenimento no Reino Unido. A mais recente medição realizada
pela RAJAR (Radio Joint Audience Research) mostra que 50 milhões de adultos
(86% da população com 15 anos ou mais) ouviram rádio ao menos uma vez por
semana no segundo trimestre de 2025. O total de horas consumidas alcançou 1,026
bilhão semanais, com média de 20,5 horas por ouvinte. O rádio britânico é um
dos maiores exemplos de digitalização do setor, seja pelo DAB+ (rádio digital
via ondas terrestres) ou pelo streaming de áudio. Também é destaque o
desempenho histórico de audiência do rádio comercial no Reino Unido, que tem
superado a BBC, algo recente e histórico por lá. Acompanhe os detalhes:
Digital concentra maior parte do consumo de rádio
O consumo via plataformas digitais já representa a maior parcela da escuta. Três em cada quatro britânicos (75%) utilizaram meios digitais para acompanhar suas rádios favoritas no período. Ao todo, 73% das horas de escuta são digitais, índice que reforça a consolidação dessa forma de acesso. Dentro desse universo, o DAB (Digital Audio Broadcasting) responde por 57%, enquanto 25% das horas são atribuídas a smart speakers, 15% ao streaming em sites e aplicativos e 3% à TV digital. Já o FM/AM analógicos representam 27% do consumo de rádio.
Crescimento dos smart speakers e novos hábitos de consumo
Outro destaque da pesquisa é a forte presença dos dispositivos de voz no hábito dos britânicos, processo que segue avançando conforme a pesquisa RAJAR é atualizada. 63% dos proprietários de smart speakers afirmam utilizá-los para ouvir rádio, sendo que 22% acessam conteúdo diariamente por meio desses aparelhos. O dado mostra como a tecnologia tem ampliado a conveniência e a frequência de escuta.
O relatório da RAJAR também acompanha o crescimento do áudio sob demanda. Cerca de 38% dos adultos ouvem podcasts pelo menos uma vez por mês, enquanto 29% utilizam smartphones ou tablets para ouvir rádio no mesmo período. Além disso, 20% acessam conteúdos catch-up (programas sob demanda) mensalmente, ampliando a experiência além da programação ao vivo.
Repórter: TudoRádio