Estudo revela aumento de downloads , maior engajamento e diversificação dos usos da IA generativa
22/09/2025O estudo State of AI Apps Report 2025, da Sensor Tower, revela como os aplicativos de inteligência artificial estão deixando de ser uma curiosidade tecnológica para se tornarem parte do dia a dia dos usuários móveis. Com um crescimento impressionante em downloads e receita, apps de IA generativa – de assistentes inteligentes a criadores de conteúdo – estão redefinindo a forma como interagimos com nossos dispositivos.
O boom da IA generativa
O primeiro semestre de 2025 viu um crescimento explosivo em downloads e receita de compras dentro do aplicativo (IAP) para apps de IA generativa. Globalmente, os downloads se aproximaram de 1,7 bilhão e a receita IAP quase US$ 1,9 bilhão, com o engajamento do usuário atingindo 15,6 bilhões de horas. Os assistentes de IA foram os grandes impulsionadores, representando 85% dos downloads do gênero no segundo trimestre de 2025. O ChatGPT mantém a liderança em downloads de todos os tempos (940 milhões), seguido por Google Gemini (200 milhões) e DeepSeek (127 milhões).
Regionalmente, a Ásia lidera em downloads, mas a América do Norte se destaca em receita de IAP. Contudo, a receita de IAP demonstrou um crescimento expressivo na América Latina (+147%), na Ásia (+136%) e no Oriente Médio (+131%) quando comparado o primeiro semestre de 2025 com o segundo semestre de 2024, superando o dobro do valor nesses mercados. Isso indica um potencial gigantesco em mercados emergentes.
Globalmente, os aplicativos de IA generativa mais baixados no primeiro semestre de 2025 foram:
ChatGPT (Assistente de IA)
DeepSeek (Assistente de IA)
Google Gemini (Assistente de IA)
Doubao (Assistente de IA)
Grok (Assistente de IA)
Adobe Acrobat Reader (Assistente de IA)
Genius (Gerador de Conteúdo de IA)
Casos de uso em expansão
A IA está redefinindo as expectativas do usuário, tornando experiências personalizadas e preditivas a norma. Assistentes de IA, como ChatGPT, DeepSeek, Google Gemini e Microsoft Copilot, estão se integrando à rotina diária das pessoas, oferecendo desde geração de imagens e modo de voz até resumos de PDFs.
O uso do ChatGPT, por exemplo, agora se assemelha ao de motores de busca, com maior engajamento nos fins de semana. Seus casos de uso se diversificaram significativamente: embora Trabalho e Educação ainda representem 60% dos prompts no segundo trimestre de 2025, a participação de Estilo de Vida e Entretenimento cresceu de 22% para quase 35% no mesmo período, impulsionada por categorias como Saúde e Bem-Estar, Compras e Culinária.
IA através das verticais
A IA permeia todas as categorias de aplicativos móveis, com o termo “AI” aparecendo mais de 100.000 vezes em descrições de apps. Setores como Saúde e Bem-Estar, Empregos e Educação, Estilo de Vida e Serviços, e Serviços Financeiros têm visto um aumento notável na integração da IA, com subgêneros como edição de fotos, tradução e nutrição se destacando. Aplicativos com IA foram baixados 7,5 bilhões de vezes no primeiro semestre de 2025, representando 10% do total e um crescimento anual de 52%. Adicionar termos de IA (ou AI) ao nome do app pode gerar um aumento médio de 2,9% nos downloads no primeiro mês.
O cenário brasileiro
No Brasil, os aplicativos de IA generativa mais baixados no primeiro semestre de 2025 foram:
ChatGPT (Assistente de IA)
Genius (Gerador de Conteúdo de IA)
Google Gemini (Assistente de IA)
Luzia (Assistente de IA)
DeepSeek (Assistente de IA)
Microsoft Copilot (Assistente de IA)
Adobe Acrobat Reader (Assistente de IA)
Em um cenário repleto de opções, a competição pela preferência dos usuários se reflete também nos investimentos publicitários das empresas para promover seus aplicativos. No Brasil, os gastos com publicidade digital de marcas de IA generativa registraram um aumento expressivo no segundo trimestre de 2025.
Globalmente, empresas como Adobe, Microsoft, Google e Meta lideram os investimentos em publicidade para seus produtos de IA. A OpenAI, criadora do ChatGPT, também se destacou, iniciando uma campanha publicitária significativa em fevereiro de 2025 e figurando entre os 10 maiores anunciantes de IA em mercados como Brasil, EUA, Índia, Coreia do Sul e Reino Unido no primeiro semestre do ano.
Para marcas e desenvolvedores no Brasil e no mundo, acompanhar essas tendências e inovar com IA é crucial para manter a relevância em um mercado cada vez mais competitivo.
O estudo da SensorTower pode ser visto aqui.
Repórter: ZYDigital