Serviços públicos e canais abertos serão prioridades na TV 3.0, garante Anatel

Sistema DTV+ prevê ícone para serviços públicos na tela inicial

30/10/2025


A TV 3.0 deve contar com um sistema por meio do qual o usuário poderá ter acesso a serviços públicos, indicou Octavio Pieranti, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta quarta-feira, 28, em painel do Seminário Internacional ABDTIC, realizado no Insper, em São Paulo.

Sem apresentar detalhes, o conselheiro informou que a tela inicial da TV 3.0, cujo selo comercial será DTV+, terá um ícone para serviços públicos, como os fornecidos pelo sistema Gov.br. A ideia é que os poderes Legislativo e Judiciário também façam uso da interatividade permitida pela nova tecnologia de TV.

"Do ponto de vista do Estado, abre-se uma nova frente, uma nova possibilidade de diálogo com a população brasileira. Falo de prestação de serviço pela televisão, que hoje não existe", apontou.

Canais abertos na TV 3.0

Pieranti, que será presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), também disse que os canais abertos voltarão a ter protagonismo na TV 3.0, com a inclusão de um ícone para facilitar a navegação pela telespectador nas TVs conectadas.

Ele criticou as interfaces dos aparelhos mais recentes que, em sua opinião, escondem "os canais outorgados", o que dificulta o acesso dos usuários à TV aberta.

"Os canais abertos têm que ter a sua relevância reafirmada", destacou Pieranti.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

"Hoje, é difícil encontrar TV aberta no aparelho televisor. É o Estado que decide quais canais estão disponíveis, com outorgas, mas o que percebemos é que os fabricantes decidem o que se assiste, destacando algumas plataformas e escondendo outras. É quase uma substituição de outorgante", avaliou.

O conselheiro assegurou que a modelagem para serviços públicos e canais abertos serão cumpridos, tendo em vindo as previsões contidas no decreto que regulamentou a TV 3.0 no Brasil, assinado em agosto.

A expectativa é de que os primeiros televisores e conversores compatíveis com a DTV+ cheguem ao mercado no primeiro semestre do ano que vem, antes da Copa do Mundo de futebol masculino de 2026, que começa em junho.


Repórter: TelaViva

TV 3.0
Últimas notícias