Obra traz 151 histórias da sua carreira no rádio e na televisão
12/11/2025Foi realizado na noite desta quarta-feira (11) no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, em Florianópolis, o lançamento do livro ‘Arrombassi! História e Estórias’, que reúne os ‘causos’ mais famosos do radialista, jornalista, comentarista e comendador ACAERT, Roberto Alves. Por sua trajetória longa e vitoriosa, ‘Bob’ ainda hoje é a voz e a imagem do esporte catarinense. O lançamento é prestigiado por autoridades, colegas e amigos do autor. O livro tem o selo da Dois Por Quatro Editora. Roberto Alves tem 84 anos e continua em atividade. Na foto acima, ‘Bob’ com o comendador ACAERT, Ranieri Moacir Bertoli e seu pai, o ex-deputado e conselheiro do TCE/SC, Moacir Bertoli.
"Fui pressionado pelos amigos a colocar no papel as histórias que vivi para que elas não desapareçam", afirma Roberto. "Eu sou um contador de histórias, vivi muitas, passei por muitas situações. Esse livro conta um pouco dessas histórias. Acho que a missão está cumprida. Tenho a sensação de deixar alguma contribuição para essa nova geração da comunicação."
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
A obra, de quase 300 páginas, traz histórias e estórias vividas em torno do futebol, das rádios, da televisão e dos jornais por onde trabalhou. Há no contexto as narrativas da sua participação como jornalistas na cobertura das Copas do Mundo da França, Japão, Coréia, África do Sul e Rússia. O futebol catarinense e os Jogos Abertos também têm espaço de destaque no livro.
O jornalista Paulo Brito, amigo pessoal de Roberto Alves, foi um dos responsáveis pela concretização da obra e auxiliou na edição. "Quem for estudar, pesquisar sobre a comunicação em Santa Catarina a partir de 1950, vai ter que estudar esse livro. O mesmo vale para quem vai pesquisar sobre o futebol catarinense", disse Brito.
Roberto Alves, 84 anos, começou a carreira aos 14 como sonoplasta da Rádio Guarujá, em Florianópolis. Na mesma emissora, transformou-se em repórter e comentarista esportivo. Em 1970, foi quem anunciou a primeira imagem da TV Cultura, emissora de tevê pioneira na Capital catarinense, onde permaneceu até 1997. No ano seguinte, ingressou no Grupo RBS, com passagens pela RBS TV, rádio CBN Diário, além dos jornais do grupo. Atualmente, é comentarista e apresentador da rádio CBN Floripa, na NSC Comunicação.
Para adquirir o livro - AQUI

Roberto Alves autografando seu livro - foto: Daniel Conzi/Agência AL

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT c/ Agência Al