Em breve, moradores da capital federal receberão sinal dos canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Câmara dos Deputados
03/02/2026
A nova era da TV aberta brasileira está chegando. Começou a ser montada, nesta segunda-feira (2), na Torre de TV de Brasília, a estação-teste da TV 3.0, a nova geração de transmissão da TV brasileira: mais tecnológica, inclusiva, acessível, moderna e com maior qualidade de som e imagem.
A cerimônia de içamento da antena na Torre ocorreu na parte da manhã, com a presença de diversas autoridades. O diretor do Departamento de Radiodifusão, Nelson Alves Pinto Neto, representou o Ministério das Comunicações.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Câmara dos Deputados a iniciarem os testes, utilizando a estrutura da Torre de TV. A previsão é que os primeiros sinais sejam transmitidos no início do mês de março.
“Hoje é um marco na história da televisão brasileira. Assim como vivemos a transição da TV analógica para a digital, agora estamos entrando na era da TV 3.0, com uma integração profunda entre a TV aberta e a internet, que vai transformar a forma como o brasileiro assiste à televisão”, afirmou Nelson.
O conselheiro da Anatel, Octávio Penna Pieranti, destacou que a estação representa a transição entre a fase de testes e a futura operação comercial.
“A partir dessa estação, a EBC e a Câmara dos Deputados começam a transmitir a programação da Rede Nacional de Comunicação Pública e da Rede Legislativa em caráter experimental. Essas estações-teste depois serão incorporadas a um sistema de transmissão comercial, diário, quando a TV 3.0 for oficialmente inaugurada no Brasil”, disse.
O que é a TV 3.0
A TV 3.0 representa a maior evolução da televisão aberta desde a digitalização. O novo padrão integra radiodifusão e internet em um ambiente totalmente baseado em aplicativos, substituindo os canais numéricos tradicionais. A implantação será gradual e começará pelas grandes capitais.
A tecnologia permitirá:
A TV 3.0 irá redefinir a forma como o brasileiro assiste à televisão, oferecendo ambientes digitais mais modernos, intuitivos e conectados.
Repórter: Mcom/ASCOM