O Brasil encerrou 2025 como uma das populações mais conectadas do mundo
10/02/2026
A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) anuncia o lançamento do primeiro Grupo de Trabalho de Experiência do Usuário (GT UX), iniciativa criada para discutir o papel estratégico do usuário na implantação da TV 3.0 e na nova fase do audiovisual brasileiro. A primeira reunião aberta ao público está marcada para o dia 20 deste mês, das 17h às 18h. As inscrições devem ser feitas online.
O GT foi criado para aprofundar o debate sobre como a experiência do usuário impacta diretamente o engajamento do público, a interatividade, a acessibilidade e, principalmente, o desenvolvimento da TV 3.0, que inaugura um modelo de televisão mais conectado, personalizado e centrado no espectador. A proposta é discutir como tecnologia, design e comportamento se integram para criar experiências mais relevantes dentro do novo ecossistema audiovisual.
"Hoje, as pessoas escolhem como, quando e em qual tela querem consumir conteúdo. Colocar o usuário no centro das decisões é essencial para a sustentabilidade do setor. Em um cenário no qual o espectador já não é mais passivo, a sua experiência transforma a forma de consumir mídia, ampliando retenção, engajamento e satisfação", explica Luana Bravo, diretora executiva da SET.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Segundo o relatório Digital 2026, da We Are Social e Meltwater, o Brasil encerrou 2025 como uma das populações mais conectadas do mundo, com 185 milhões de usuários de internet, o que representa 86,9% da população. Os brasileiros passam, em média, três horas e 46 minutos por dia nas redes sociais e utilizam múltiplas plataformas digitais ao longo do mês, consolidando um comportamento cada vez mais fragmentado, interativo e orientado à experiência. Esse cenário reforça a centralidade do usuário nas decisões sobre consumo de conteúdo e no desenvolvimento da TV 3.0.
É nesse contexto que o Grupo de Trabalho UX se torna estratégico. "O setor atravessa uma transição tecnológica e comportamental sem precedentes, impulsionada pela convergência entre televisão, internet e plataformas digitais, base da TV 3.0. O GT UX reunirá especialistas e profissionais do mercado para discutir boas práticas, tendências, padrões técnicos e soluções que garantam que a nova geração da TV brasileira nasça orientada à experiência, colocando o usuário no centro da inovação", destaca Bravo.
O avanço da TV 3.0 no Brasil é considerado o maior salto tecnológico da televisão desde a digitalização. A nova geração da TV aberta e gratuita tem previsão de início no primeiro semestre de 2026, começando pelas capitais, com foco na integração entre TV e internet. O novo padrão permitirá imagens em 4K e 8K, áudio imersivo em 3D, interatividade via controle remoto, personalização de conteúdo e acesso a serviços digitais diretamente pelo televisor.
Repórter: TelaViva