Colegiado auxiliar do Congresso Nacional inicia novo mandato de dois anos, com foco nos debates sobre comunicação social em ano eleitoral
18/02/2026
O Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional foi instalado na semana passada com novos integrantes para mandato de dois anos. Na mesma sessão, as conselheiras Patrícia Blanco e Angela Cignachi foram eleitas, por aclamação, presidente e vice-presidente do colegiado, respectivamente, para o próximo biênio.
A nova composição do CCS foi aprovada durante sessão do Congresso Nacional realizada em 27 de novembro de 2025. Esta é a 7ª formação do conselho, previsto pela Constituição Federal de 1988 e instituído pela Lei 8.389/1991.
O colegiado é composto por 13 membros titulares e 13 suplentes, representando diferentes segmentos da sociedade, entre eles empresas de rádio, televisão e imprensa escrita, engenheiros e cientistas da comunicação, profissionais de cinema, além de representantes dos trabalhadores e da sociedade civil. O mandato é de dois anos, com possibilidade de uma recondução.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Entre as atribuições do CCS está a elaboração de estudos, pareceres e recomendações sobre temas relacionados à comunicação social no Brasil, a partir de demandas encaminhadas pelo Congresso Nacional. Projetos de lei apresentados por senadores ou deputados federais podem ser submetidos ao conselho para análise e emissão de parecer.
Confira abaixo a lista dos empossados:

Repórter: Agência Senado