Em visita ao secretário da Cultura, Turismo e Esporte, Gilmar Knaesel, a presidente da ACAERT, Marise Westphal Hartke, conheceu o programa para o desenvolvimento do turismo sustentável na bacia do Rio Itajaí, lançado esta semana, em Blumenau.
11/10/2007Com o programa, Santa Catarina terá um serviço inteligente de informações para investimentos no turismo sustentável, o Sistema de Informações Geográficas para o Turismo.
Com esta ferramenta será possível integrar as atividades do turismo regional em uma base cartográfica e promover a bacia hidrográfica como potencial turístico, em uma base de sustentabilidade ambiental. ?A gestão de informação é estratégica para o desenvolvimento da indústria do turismo. No caso da bacia hidrográfica do rio Itajaí, este sistema será fundamental para que a região deflagre o processo de aproveitamento de seu potencial turístico?, afirma o secretário Gilmar Knaesel.
O levantamento de dados ambientais, culturais, turísticos e sócio-econômicos servirá para elaboração de roteiros turísticos integrados para a bacia hidrográfica permitirá a identificação de áreas potenciais para a criação de estruturas de apoio náutico. ?Este sistema mostra as potências das bacias hidrográficas dentro de cada município?, afirma o representante da Ekko, Brasil Oldemar Carvalho Júnior. A bacia do Rio Itajaí é a maior da vertente Atlântica do Estado de Santa Catarina e sua paisagem é dividida em três compartimentos naturais: o Alto Vale, o Médio Vale e a Região de Foz do Itajaí. O maior curso d?água da bacia do Itajaí é o rio Itajaí-Açu. Seus formadores são os rios Itajaí do Oeste e Itajaí do Sul.
Marise Westphal Hartke, pres. da ACAERT com o secretário Gilmar Knaesel
Presidente da ACAERT com o secretário Gilmar Knaesel e Valdir Walendowsky,
pres. da SANTUR diante de viatura plotada que servirá de divulgação das
potencialidades turísticas do Estado