A liberdade de imprensa na Europa e na América, a informação como meio de aproximação de mundos distantes, como é a organização profissional dos jornalistas na Itália e no Brasil e a imagem de Santa Catarina e do Brasil na Itália e vice-versa, são alguns dos principais temas a serem discutidos no "2º Congresso Ítalo-Brasileiro de Imprensa", de 03 a 05 de dezembro, em Florianópolis.
03/12/2007O evento, que terá a presença de cerca de 80 jornalistas italianos que atuam em diferentes partes do mundo, principalmente no Mercosul, será aberto em sessão solene no plenário da Assembléia Legislativa, segunda-feira, às 20 horas. Nos dias 4 e 5 o programa será desenvolvido no Hotel Majestic.
A imagem positiva de Santa Catarina no âmbito nacional e internacional e o fato do Estado ter metade de sua população constituída de descendentes italianos (?oriundi?), foi o que motivou a Associação de Imprensa Italiana no Mundo a escolher Florianópolis para realizar o evento, admite seu representante no Brasil, Venceslao Soligo. Segundo ele, além das discussões de interesse restrito do jornalismo brasileiro e italiano, há uma curiosidade geral sobre o Estado e os projetos de seu governo visando atrair europeus para morar e investir aqui.
Para conhecer o Estado, além de um giro por toda Ilha de Santa Catarina, dia 6, parte dos jornalistas fará um city tour por Blumenau e Balneário Camboriú, dia 7.
Em parte da programação, o secretário estadual do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, e o presidente da Santur, Waldir Valendosky, vão fazer uma apresentação do que o Estado tem de atrativos turísticos que possa interessar os turistas italianos e europeus. O governador Luiz Henrique também deverá ter um contato com os jornalistas. No final do evento será montado um projeto conjunto unindo instituições e órgãos da categoria dos jornalistas catarinenses e brasileiros para formar operadores da comunicação sensíveis às realidades dos dois países.
O evento tem apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Santur, Assembléia Legislativa, Embaixada da Itália no Brasil e Consulado Geral da Itália para Santa Catarina e Paraná, Comitê para os Italianos no Exterior, Federação Nacional dos Jornalistas, Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil, Ordem dos Jornalistas da Itália, Associação dos Diários do Interior de SC (ADI), Associação dos Diários e Jornais de SC (Adjori), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC, Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de SC (Sindijor), Sindicato das Agências de Propaganda de SC (Sapesc), Associação Catarinense de Propaganda (ACP), Associação Brasileira de Agencias de Propaganda (Abap-SC), Fundação de Turismo do Vale do Contestado, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-SC), Associação Catarinense das Emissoras de Radio e Televisão (Acaert) e Revista Insieme.