Nesta época do ano, enquanto pais e mães-de-santo fazem as tradicionais previsões para o ano que vem, "gurus" da tecnologia também arriscam seus palpites. Em 2008, a telefonia 3G (banda larga móvel) e a televisão digital caminharão a passos largos.
02/01/2008A partir da metade do ano, a portabilidade numérica - prometida pela Anatel - já vai permitir a alguns usuários de celular serem donos de seus próprios números de telefone, aumentando a concorrência entre as operadoras. No setor de informática, outra briga boa deve ocorrer entre as chamadas "redes sociais", nas quais o Orkut vai encarar concorrentes de peso, como o MySpace, que "abrasileirou-se". Na opinião de Ronaldo Lemos, especialista da Fundação Getúlio Vargas e diretor do Creative Commons no Brasil, a hegemonia do Orkut não chegará a ser abalada no ano que vem, mas a competição vai aumentar. E a culpa, segundo Lemos, é do próprio Orkut. - O sucesso do Orkut acaba produzindo um efeito contrário e espantando muita gente interessada em reorganizar suas redes de amigos na internet de forma mais controlada - analisa.
Briga na rede
Lemos cita o MySpace, que agora tem um portal em português, especialmente dedicado ao Brasil, e o Facebook, que, segundo ele, já começa a atrair um número significativo de brasileiros, como os principais adversários do Orkut em 2008. Com a demanda no setor ainda alta, também haverá espaço para novos projetos de redes sociais, com oportunidades, inclusive, para empresas nacionais que decidirem apostar no filão. Em relação à TV digital, cuja tecnologia já está disponível em algumas regiões do Brasil, a tendência é que diversos dispositivos, além dos próprios aparelhos de televisão - novos televisores e decodificadores foram lançados no fim de 2007 - conquistem os usuários. Será a vez da televisão via IP (pela internet) e da tão esperada mobilidade - prometida para o meio do ano - que permitirá ao telespectador assistir TV praticamente em qualquer lugar, incluindo no seu aparelho de celular.
Primeiro celular com TV
Um dos primeiros fabricantes a anunciar a produção de celulares capazes de receber o sinal da TV digital brasileira é a Samsung. A empresa ainda não divulgou mais detalhes sobre o aparelho, previsto para ser lançado em março. O que já se sabe é que ele virá com câmera de 2 megapixels, bluetooth, MP3 player e memória expansível, via cartão. - Toda a adequação técnica do novo aparelho está sendo desenvolvida localmente pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, em Campinas - diz Oswaldo Mello, diretor da área de Telecom da Samsung.
Enquanto o primeiro "celular televisivo" brasileiro não chega, fabricantes lançam aparelhos que, mesmo sem poder receber os sinais da TV digital, já mostram mais robustez - o tamanho diminui cada vez mais - em relação à capacidade de armazenamento de dados, incluindo maior facilidade de se cumprir funções de um legítimo tocador de MP3 ou um video-game portátil, além da capacidade para captar videos no formato MPEG-4. Tudo isso, graças à tecnologia 3G, que aumenta a capacidade de downloads e possibilita a realização de video-chamadas.
Demanda será regional
Um dos maiores especialistas em telefonia celular no Brasil, o vice-presidente sênior de políticas públicas da GSM Association, Ricardo Tavares, acha que os primeiros serviços oferecidos pela tecnologia 3G por aqui vão depender das características regionais do próprio mercado. - O tipo de serviço que ganha mais popularidade com a 3G varia de país para país. Em alguns, os serviços de música deslancham primeiro, enquanto, em outros, são as video-conferências por meio do celular. Todos esses serviços estarão disponíveis no Brasil antes do fim do ano que vem - prevê Tavares.
Fonte: Jornal do Brasil