Com o objetivo de aprimorar o relacionamento entre juízes e jornalistas o 1° Simpósio Judiciário e Imprensa ocorrerá nos próximos dias 31 de julho e 01° de agosto, no auditório da sede administrativa da AMC, em Florianópolis.
18/07/2008O evento é uma promoção da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ/SC), e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) ? Casa do Jornalista.
O evento vai reunir, no auditório da AMC, em Florianópolis, diversos profissionais que atuam nos meios de comunicação do Estado, bem como desembargadores e juízes lotados nas comarcas do Estado.
Os painéis contarão com profissionais das duas áreas, os quais abordarão temas relevantes para a construção da cidadania, tais como: a urgência da notícia e o tempo dos processos judiciais; as dificuldades de compreensão da linguagem jurídica; o fato jornalístico, o direito à informação e a responsabilidade da imprensa na divulgação de matérias; e o trabalho das assessorias de imprensa ligadas ao Poder Judiciário.
A abertura acontece na quinta-feira, às 19 horas, com exposições do Presidente do TJ/SC, desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho, do presidente da AMC , Juiz José Agenor de Aragão e do presidente da ACI ? Casa do Jornalista, jornalista Ademir Arnon. Às 19h30min, a palestra de abertura será ministrada pelo diretor Institucional do Grupo RBS e Presidente do Sindejor, Marcos Noll Barboza. Logo após, será oferecido aos participantes um coquetel, às 20h30min.
Na sexta-feira, o simpósio começa às 9 horas, com o Painel I, O fato jornalístico e o rito processual, coordenado pelo desembargador Vanderlei Romer. Os membros da banca serão Antônio Fernando do Amaral e Silva e desembargador Salim Schead dos Santos, e os jornalistas Moacir Pereira e Vânio Bossle. Às 10h30min, o Painel II, Linguagem Jurídica e o Jornalista, coordenado pelo desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz. Os membros da mesa serão o desembargador Carlos Alberto Silveira Lenzi, o juiz Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço, e os jornalistas Renê Müller e Paulo Alceu.
Às 14 horas, é a vez do Painel III, O Direito à informação e a Responsabilidade da Imprensa, coordenado pela radiodifura Marise Westphal Hartke. Compõem a mesa os desembargadores Newton Janke e Lédio Rosa de Andrade, além dos jornalistas Carlos Damião e Hélio Costa. Às 16h30min, o Painel IV traz o tema Assessoria de Imprensa e Difusão de notícias, coordenado pelo desembargador Solon D?Eça Neves. Para compor a mesa, os jornalistas Fabrício Severino, da AMC, Maria Fernanda Farinha, do TJ/SC, Antônio Neto e Raul Sartori.
O simpósio conta também com o apoio da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina (Sinapro/SC), Academia Judicial do Tribunal de Justiça do Estado e Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de Santa Catarina (Sindejor).