Seis personagens da Radiodifusão de Santa Catarina receberam a honraria na abertura do 13º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão. Confira.
11/08/2008Uma das atrações da abertura do 13º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão foi a entrega da Comenda ACAERT a personagens da Radiodifusão de Santa Catarina, que representam as seis regiões do estado: Grande Florianópolis, Sul, Norte, Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Oeste. Este ano, uma novidade. Pela primeira vez, uma mulher receberá a Comenda. É a empresária Sílvia Hoepcke da Silva, superintendente da Sociedade Rádio Guarujá.
Os comendadores são indicados pelos seis vice-presidentes regionais da ACAERT e referendados pela Diretoria da entidade que já outorgou o título a: Darci Lopes, Evelásio Vieira, Francisco Norberto Bohner, Mário José Gonzaga Petrelli, Maurício Sirotsky Sobrinho, Wolfgang Brosig, Adolfo Ziguelli, Osny José Gonçaves, Amilton Martins Lisboa, Roberto Alves, Antônio Sebastião Peixer, João Sônego, Fernando Linhares da Silva, Wilson Santos, Ailton Viel, Ramiro Gregório da Silva, Alfredo Lang e José Carlos Aguiar.
Na foto: Roberto Amaral, Sílvia Hoepcke da Silva, Milioli Neto, Tesoura Jr, Valdenir Luiz Freiberger (Tutti) e Edison Zanette. Os novos Comendadores ACAERT.
Confira o perfil dos novos Comendadores ACAERT:
Sílvia Hoepcke da Silva
Natural de Florianópolis. Casada, dois filhos. Filha do ex-governador Aderbal Ramos da Silva. Formada em Administração de Empresas, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Superintendente da Sociedade Rádio Guarujá, uma das mais tradicionais emissoras de Santa Catarina. Diretora-Presidente da Fábrica de Rendas e Bordados Hoepecke e Vice-Presidente do Instituto Carl Hoepcke. Tem atuação de destaque em entidades como: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina ? FIESC, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis ? ACIF, Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis ? AEMFLO. Membro dos Conselhos Deliberativos do Avaí Futebol Clube e da Sociedade Eunice Weaver ? Educandário Santa Catarina. Já foi premiada com o Troféu Oleiro, como Destaque Indústria (91), Troféu Palco Habitasul no X Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo, Troféu Mulheres com Arte pela Fundação Franklin Cascaes e Mulher Empresária pela Business and Professional Women.
Marise Westphal Hartke, Sílvia Hoepcke da Silva e Luis Goedert, vice-presidente Regional Grande Fpolis
Francisco Milioli Neto
Nasceu em Criciúma. Casado, tem quatro filhos. Em 1956, aos 16 anos, começou a vida profissional como repórter e narrador da Rádio Eldorado, de Criciúma. Teve passagens pela Rádio Difusora, de Criciúma, e pela Rádio Difusora, de Içara. Profissional da comunicação, também foi colunista de esporte no Jornal Tribuna do Dia e Jornal da Manhã, ambos de Criciúma. Trabalhou na extinta TV Eldorado e na RBS TV de Criciúma, onde fazia um comentário diário ao meio-dia. Atualmente, participa de um programa jornalístico todas as manhãs na Rádio Transamérica FM, de Criciúma, é comentarista esportivo da Rádio Difusora AM910, de Içara, e apresenta um programa semanal na Net TV a Cabo, de Criciúma, há 11 anos. Milioli Neto também exerceu outras atividades profissionais. Entre os anos de 1985 e 1986, foi gerente de futebol e assessor direto da presidência do Criciúma Esporte Clube, quando o clube conquistou o primeiro título estadual com este nome. Em 1988, foi convidado para trabalhar no Avaí, em Florianópolis, onde permaneceu por um ano.
Dainel Pimentel Slaviero, pres. ABERT, Francisco Milioli Neto, Leonel Pavan, vice-governador de SC
Vitoriano Cândido da Silva
Nasceu m Rio Bonito, hoje Caiapônia, Goiás. Antes de se fixar em Blumenau em definitivo em abril de 1944, na função de guarda sanitário, andou por várias cidades catarinenses. Jogou futebol pelos aspirantes do Palmeiras, Vasto Verde, Bandeirantes e outros clubes de Blumenau. Sua estréia no Rádio aconteceu em 1946, na Rádio Clube de Blumenau, onde trabalhou por 38 anos, quando então se aposentou e deixou a profissão. Seu programa mais conhecido foi ?A marcha do esporte?, no qual fazia comentários e críticas relacionadas ao futebol. Suas prioridades eram as notícias locais e o programa gozava de uma grande audiência e credibilidade. Ficou conhecido com o apelido ?Tesoura Júnior?, pois era o que dava furo da reportagem. Sua análise era determinante para o sucesso ou a demissão de um técnico de futebol. A "Marcha de esporte" chegou a atingir 95% de audiência em todo Vale do Itajaí, Tesoura comandou o esporte na Rádio Clube de 1954 até 1984. Entretanto, os momentos mais marcantes da carreira ocorreram durante a cobertura das enchentes na região, oportunidade em que o rádio prestava um serviço de utilidade pública na orientação dos ouvintes.
Edélcio Vieira, vice-presidente Regional ACAERT, Vitoriano Cândido da Silva (Tesoura Jr) e Luiz Henrique da Silveira, governador de SC
Valdenir Luiz Freiberger (Tutti)
Natural de Jaraguá do Sul, casado, três filhos. Iniciou suas atividades em emissoras de rádio em janeiro de 1968, como recepcionista da Rádio Jaraguá. A guinada na carreira começou dois meses depois, quando tornou-se locutor da emissora, apresentando o programa ?Musical Alemão?, que comandou até seu desligamento da rádio em maio de l999. Nas três décadas em que foi radialista da emissora, exerceu as mais diferentes atividades: jornalista, locutor-apresentador, cronista esportivo, criação e gravação de comerciais, com destaque para a área de vendas da rádio, onde exerceu a função de gerente comercial, a partir de fevereiro de 1977, e gerente geral, a partir de 1985, até seu desligamento da empresa. Como bom comunicador, gostava de sair do lugar-comum e era convidado a apresentar os mais diversos eventos da cidade, alguns em estádios de futebol e em clubes de campo, ou até desfiles de moda, bailes nobres e tantos outros memoráveis acontecimentos. Em 1989, em parceria com Aryberto Leo Bartuscheck e José Wodzinski, fundou a sociedade Rede de Comunicações Pérola do Vale Ltda., conhecida como Studio FM, sendo até o presente momento sócio-gerente.
Aryberto Bartuscheck, pres. SERT/SC, Valdenir Luiz Freiberger (Tutti) e Tim, vice-presidente Regional ACAERT Norte
Roberto Rogério do Amaral
Nasceu em Lages, casado, tem três filhos. Formado em Engenharia e Administração de Empresas. Tem mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Começou a carreira com estagiário na RBS, em Porto Alegre. Depois foi engenheiro da Rede e da Companhia Catarinense de Telecomunicações ? COTESC. Foi superintendente da TELESC, em Lages. Atuou em várias entidades, como: Associação de Engenharia, Arquitetos e Agrônomos do Planalto Serrano, foi presidente da ACAERT, da Casa de Cultura de Lages, diretor da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina ? CODESC. É presidente do Sistema Catarinense de Comunicações ? SCC, composto pelas empresas: SBT Santa Catarina, Rádio Clube e Diário da Manhã, de Lages, Gralha Azul, de Urubici, Direta Telecomunicações e MVA- Televisão por Assinatura. Preside a Fundação Carlos Joffre do Amaral. Já recebeu várias honrarias como: Comenda da Ordem do Mérito Correio Pinto e Título de Cidadão Benemérito de Otacílio Costa e São José do Cerrito. Atualmente, é presidente da Associação Comercial e Industrial de Lages ? ACIL.
Roberto Amaral, deputado Marcos Vieira (representando a ALESC) e Nereu Lopes de Lima, vice-presidente Regional ACAERT Meio-Oeste
Edison Zanette
Nasceu em Soledade, Rio Grande do Sul. Casado, dois filhos. Sua formação é em Contabilidade. Desde jovem, participava dos programas da Rádio Passo Fundo, onde conheceu o então locutor Maurício Sirotski Sobrinho. Participava das festas comunitárias como responsável pelo serviço de auto-falante no município gaúcho, assim como nas cidades de Chapecó, Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste, onde sempre mantinha contato com dirigentes e funcionários das emissoras locais. Iniciou em 1972 suas atividades como Radiodifusor, na Rádio Colméia, de São Miguel do Oeste. Em 1978, fundou a Rádio Fronteira Oeste AM e FM, em Dionísio Cerqueira. Em 1982, fundou a Rádio Iracema, em Cunha Porã e a Rádio Progresso de Descanso AM e FM, com outros sócios. Adquiriu a Rádio Modelo, de Modelo e participou, como sócio, de emissoras de Rádio no Paraná. Ele já foi dirigente regional da ACAERT.
Comendador Amilton Lisboa, Edison Zanette e Rubens Olbrisch, vice-presidente Administrativo ACAERT