Grupo RBS anuncia nova estrutura

Principal novidade, após três dias de debates, é a criação de três vice-presidências para as áreas de Produto e Operações, Gestão e Finanças, Mercado e Desenvolvimento de Negócios.

09/09/2008

Em reunião com seu grupo de executivos no final de semana em Bento Gonçalves, o Grupo RBS anunciou ontem sua nova estrutura organizacional. A principal novidade é a criação de três vice-presidências para as áreas de Produto e Operações; Gestão e Finanças; e Mercado e Desenvolvimento de Negócios.

O novo vice-presidente da área de Produto e Operações é Geraldo Corrêa, até então vice-presidente de rádios e jornais. Antônio Tigre, que era responsável pela diretoria executiva de Gestão, assume a vice-presidência de Gestão e Finanças; e Eduardo Sirotsky Melzer, antes diretor-geral para o Mercado Nacional, é o novo vice-presidente de Mercado e Desenvolvimento de Negócios.

Também foi criada a vice-presidência Institucional, assumida por Afonso Motta, que era vice-presidente de Televisão e Rural. Pedro Parente permanece como vice-presidente executivo do grupo.

Em Santa Catarina, Marcos Barboza segue como diretor Geral e Institucional do Grupo RBS no Estado:

- Faremos investimentos importantes em Santa Catarina para oferecer à comunidade veículos de comunicação cada vez melhores e de maior interatividade.

Segundo o presidente da RBS, Nelson Sirotsky, as mudanças são decorrentes da estratégia desenhada pela empresa para melhor atender leitores, ouvintes, telespectadores, usuários de internet e anunciantes. Entre as atribuições das novas vice-presidências, está a atuação ágil e integrada para aumentar a interatividade e valorizar a diversidade de grupos e comunidades. A RBS está se estruturando para responder às necessidades e os desejos de seu público em múltiplos canais de comunicação:

- O mundo muda numa velocidade extraordinária, as pessoas estão adquirindo novos hábitos, se relacionando de maneiras diferentes, e a RBS, como vem fazendo ao longo de seus mais de 50 anos, vai acompanhar o seu público - disse Nelson Sirotsky.

O reposicionamento prevê também a busca de oportunidades de expansão no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do crescimento da atuação nacional em novas plataformas de mídia digital e de prestação de serviços para anunciantes, acrescentou o presidente da RBS.

A nova estrutura foi apresentada em encontro no sábado, domingo e manhã de segunda-feira para os mais de 100 executivos da empresa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Brasília. Na tarde desta segunda, Nelson Sirotsky, o vice-presidente executivo, Pedro Parente, e os novos vice-presidentes anunciaram as mudanças em videoconferência para os 5.945 colaboradores.

- A estrutura acompanha a estratégia, e a RBS está capacitada financeiramente para fazer investimentos que a aproximem ainda mais de seus públicos - afirmou o vice-presidente executivo, Pedro Parente.

Executivos compartilharam a construção da estratégia

Nos três dias de encontro na Serra, os executivos da RBS puderam compartilhar o processo de construção da estratégia, sustentado por visitas às mais importantes empresas nos setores de comunicação, entretenimento, finanças e consultoria. O professor de administração de empresas da Harvard Business School e uma das maiores autoridades mundiais em estratégia para empresas do setor de comunicação, Ranjay Gulati, viajou ao Brasil e esteve em Bento Gonçalves no domingo especialmente para conversar com os profissionais do grupo. O conselheiro Pedro Sirotsky participou do encontro.

- Buscar o que tem de melhor no mundo sempre fez parte da história da RBS e eu estou muito feliz que a empresa esteja, mais uma vez, pronta para ser protagonista - afirmou o presidente do Conselho de Administração Jayme Sirotsky, referindo-se ao tema do encontro de executivos.

No encerramento, os três novos vice-presidentes detalharam como será daqui para frente o dia-a-dia das operações da empresa e apresentaram suas equipes. Eduardo Smith, ex-diretor geral de Televisão, agora é diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios. Eduardo Flores da Cunha Damasceno Ferreira permanece como diretor-executivo de Finanças.

Fonte: Diário Catarinense

Últimas notícias